Robert Redford, diretor e ator ícone de Hollywood, morre aos 89 anos

Indicado quatro vezes e ganhador do Oscar de Melhor Direção em 1981 por Gente Como a Gente, Redford também foi o fundador do Instituto Sundance

redford1
Redford circa 1970. (Reprodução/IMDB).

O ator e diretor Robert Redford morreu nesta terça (16) aos 89 anos, em Utah (EUA). Ele estava na presença da família, de acordo com sua agente, citada pela Variety. Entre seus trabalhos mais conhecidos na atuação, estão os clássicos Butch Cassidy (1969), Nosso Amor de Ontem (1973), e Todos Os Homens do Presidente (1976).

Indicado quatro vezes e ganhador do Oscar de Melhor Direção em 1981 por Gente Como a Gente, Redford também foi o fundador do Instituto Sundance, que deu origem ao Festival de Sundance, um dos mais importantes eventos do cinema independente no mundo, e se destacou pelo engajamento em causas sociais e ambientais.

Seu último longa foi O Velho e a Arma, lançado há sete anos. Em seguida, praticamente se aposentou do cinema, fazendo apenas aparições pontuais.

Redford teve quatro filhos do seu casamento com Lola Van Wagenen. Um deles, Scott, morreu com aos meses de idade. O cineasta perdeu também outro filho, James, aos 58 anos, decorrente de um câncer.

Redford e Wagenen se separaram em 1985. Em 2009, ele se casou mais uma vez, com a pintora Sibylle Szaggars, com quem ficou junto até a morte. O artista deixa a mulher e dois filhos.