Robert Crumb faz sátira política com Donald Trump no novo livro “Tempos Modernos”

Assinado ao lado de Aline e Sophie Crumb, a antologia traz histórias sobre pandemia e paranoia das fake news

CRUMB
Foto: Divulgação/Veneta.

Donald Trump é um personagem de Robert Crumb no livro Tempos Modernos, que será lançado no Brasil este ano pela editora Veneta. Assinado ao lado de Aline e Sophie Crumb, a obra é uma antologia em quadrinhos que faz um retrato mordaz do mundo neste início de século.

Conhecido como um dos maiores nomes da contracultura nos quadrinhos, Robert Crumb se consolidou como um dos mais importantes artistas estadunidenses do último século. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Genesis, America e Fritz, The Cat. Seus trabalhos esmiuçam as angústias de uma geração pós-guerra, que via o sonho americano se esfaçelar para revelar um mundo desigual e violento. Tudo pela lente do exagerado, claro, com um traço sempre ríspico, chocante e fora de proporção.

Neste novo livro, o trio Crumb usa a sátira política para falar de pandemia de Covid-19, isolamento, fake news, paranoia informacional, entre outros temas.

A editora divulgou a capa e um preview da obra, que será lançada em 30 de março de 2026. O preço sugerido é de R$ 99 (já em pré-venda). A tradução é de Rogério de Campos e Cris Siqueira.