Richard Chamberlain, astro de “Pássaros Feridos”, morre aos 90 anos

Ele também foi o primeiro Jason Bourne, na série "A Identidade Bourne" (1988)

Chamberlain em "Pássaros Feridos". (Foto: Divulgação/ABC. )

O ator Richard Chamberlain, famoso por seus papeis em séries como Pássaros Feridos, Dr. Kildare e Shogun, morreu nesse sábado (29) aos 90 anos, em Waimanalo, Havaí.

Segundo a revista Variety, a causa da morte se deu por conta de complicações decorrentes de uma apoplexia, que é uma interrupção súbita e generalizada das funções cerebrais.

Além de sua fama na TV, Chamberlain fez papeis clássicos no teatro e no cinema, com interpretações de Hamlet, em uma montagem na Inglaterra e Aramis, de Os Três Mosqueteiros, nas telonas, em 1973.

Ele também foi o primeiro Jason Bourne, na série A Identidade Bourne (1988). Por seus papeis mais famosos, ele ganhou três Globos de Ouro (por Pássaros Feridos, Dr. Kildare e Shogun).

Chamberlain era conhecido como o “ídolo das matinês televisivas” nos EUA e representava o arquétipo do bom-moço de Hollywood. No entanto, ele provou-se um ator plural e cheio de recursos no teatro e TV.

Richard Chamberlain viveu um relacionamento de décadas com o ator, diretor e produtor Martin Rabbett, com quem trabalhou em Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdida (1987).

“Nosso amado Richard está com os anjos agora”, disse Rabbet. “”Ele está livre e voando para os entes queridos antes de nós. Quão abençoados fomos por ter conhecido uma alma tão incrível e amorosa. O amor nunca morre. E nosso amor está sob suas asas, elevando-o para sua próxima grande aventura.”