“Revoada”: Filme sobre a última vingança do cangaço ganha exibições nos cinemas do país

Produção do realizador baiano José Umberto Dias chega à tela grande no dia 15 de agosto

Copia de Imagem post padrao 23
Foto: Abará Distribuidora/Divulgação.

O longa-metragem Revoada, do diretor baiano José Umberto Dias, estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 15 de agosto, com uma pré-estreia marcada para o dia 8 do mesmo mês em São Paulo. O filme, estrelado por Jackson Costa, Annalu Tavares, Nelito Reis e Aldri Anunciação, retrata a vingança dos remanescentes do bando de Lampião após a morte do líder em uma emboscada em 1938.

O filme aborda a reação desesperada dos cangaceiros, liderados por Lua Nova e sua companheira Jurema, que após a morte de Lampião, roubam ouro, pedras preciosas e dinheiro, desencadeando uma perseguição implacável por parte de uma volante policial. Revoada foi premiado com os troféus Cacto de Ouro nas categorias melhor atriz (Annalu Tavares), figurino (Zuarte Júnior) e maquiagem (Wilson D’Argolo) no 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, realizado em Floriano, Piauí.

O diretor José Umberto Dias compara o cangaceiro Lampião a figuras icônicas de outras culturas, como o samurai Musashi no Japão e Billy the Kid nos Estados Unidos. “A diversidade cultural inspira a singularidade de cada povo, a nos fazer constatar o quanto, ao longo do tempo, podemos ver perfilada toda uma linhagem de guerreiros universais que compõem o arquétipo do bandoleirismo de vendeta a atravessar o imaginário oblíquo da humanidade”, afirmou.

O filme faz parte do projeto Distribuição Longas Bahia, produzido por Vítor Rocha, da Abará Filmes, e coordenado por Walter Lima, da VPC Cinemavídeo. A distribuição de Revoada conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, e do Fundo de Cultura da Bahia.

José Umberto Dias, graduado em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia, iniciou sua carreira cinematográfica em 1968 e desde então tem contribuído para o cinema baiano, com obras como O Anjo Negro (1972) e Musa do Cangaço (1982).

Confira o trailer de Revoada: