Revista O Grito! tem duas indicações ao Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo

As duas reportagens fazem parte da série sobre os novos brincantes da cultura popular e foram assinadas por Yuri Euzébio

maracatu8
Mestre Barachinha foi um dos entrevistados da série. (Foto: Hugo Muniz).

A Revista O Grito! teve duas indicações ao 28º Prêmio Cristina Tavares, a mais tradicional premiação do jornalismo pernambucano. A reportagem Guiada: Mulheres Modernizam a Cultura Popular, de Yuri Euzébio e Gabriela Passos foi indicada na categoria Texto e a reportagem Maracatu de Baque Solto une tradição e modernidade com nova geração de mestres, de Yuri Euzébio, concorre na categoria Internet.

As duas reportagens fazem parte de uma série que investigou como a cultura popular se renovou com a nova geração de brincantes e como lidou com as novas questões trazidas por esses artistas. O especial percorreu municípios do Agreste e Sertão pernambucanos para descobrir contradições, inovações e mudanças que mostraram que tradições como pífano, maracatu e mamulengo são instituições vivas. A série tem arte de David Shamá, fotografias de Hugo Muniz, edição de Paulo Floro e revisão de Alexandre Figueirôa.

Segundo maior prêmio de jornalismo incentivado por um sindicato da categoria no país, o Cristina Tavares tem patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e apoio da Prefeitura do Recife, Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) e BBC Comunicação.

A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será na quinta (16) às 18h, no Auditório Senador Sérgio Guerra, na Alepe, localizada à Rua da União, 439, na Boa Vista, bairro do Centro do Recife. Veja a lista completa dos indicados.

yuri
O repórter Yuri Euzébio percorreu cidades do interior na série Guiada. (Divulgação).