“Retrato Oco” chega à Torre Malakoff para uma experiência visual e reflexiva

Com realização de PV Ferraz e curadoria de Iezu Kaeru, a exposição fica aberta para visitação durante um mês

Copia de Imagem post padrao 1
Foto: PV Ferraz/Divulgação.

Retrato Oco, instalação multimídia de fotografia, estará em exibição na Torre Malakoff a partir desta quinta-feira (25). Realizada por PV Ferraz e com curadoria de Iezu Kaeru, a exposição utiliza imagens para explorar os conceitos de presença, vazio e memória.

A inauguração está marcada para às 18h. Os visitantes terão até o dia 26 de maio para apreciar a obra, que ocupará a Sala Alcir Lacerda, dividida em dois ambientes distintos: um espaço imersivo de projeção de vídeos e uma sala dedicada às fotografias. A entrada é gratuita.

A estética do Retrato Oco combina diversas linguagens artísticas, como fotografia, vídeo, som e técnicas de design, proporcionando uma experiência visual e reflexiva. As imagens, parte do arquivo pessoal de PV Ferraz, são reinterpretadas e inseridas em novos contextos, revelando os vazios que habitam dentro de cada um de nós.

PV Ferraz, que estreia no formato de fotografia multimídia, compartilha sua inspiração para a obra, destacando a busca pessoal pela compreensão da metáfora do “oco” nas imagens, influenciada por referências visuais e filosóficas. Por sua vez, Iezu Kaeru, curador da exposição, ressalta o processo autoral e criativo por trás do projeto, fruto do edital de pesquisa em fotografia do Funcultura.

Kaeru destaca que foi gratificante ver o salto do processo de criação, desde o financiamento inicial destinado à pesquisa até o resultado final da exposição. “Após um período de amadurecimento, chegamos ao resultado final que é a exposição. É uma conquista que reflete o processo autoral, criativo e também a riqueza das referências presentes no Retrato Oco, uma obra repleta de significados”.

Serviço:
Exposição Retrato Oco – Realização de PV Ferraz e curadoria de Iezu Kaeru
Visitação: 26 de abril a 26 de maio na Torre Malakoff
Abertura: 25 de abril, às 18h
Praça Arsenal da Marinha
Entrada gratuita
Apoio: Torre Malakoff, Criatorio e Bamdu Design
Incentivo: Funcultur