O filósofo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Renato Noguera lança o livro ABC do Amor: O que a poesia e a filosofia têm a dizer sobre os afetos (Editora Oficina Raquel). A obra apresenta 103 palavras e expressões que funcionam como um abecedário, com ensaios curtos sobre diferentes dimensões da experiência amorosa, dialogando com referências de Espinosa, Platão, bell hooks, Sobonfu Somé e Nêgo Bispo.
Inspirado na tradição africana dos griots, o autor propõe o conceito de letramento afetivo, que define como uma forma de alfabetização emocional voltada a compreender, nomear e expandir os afetos. “Publicar este livro é um sonho com os olhos abertos! Porque eu sempre quis adubar sorrisos solares dos afetos (incluindo os sombrios), compartilhando o desejo de saber o que sinto diante do tumulto do mundo”, afirmou Noguera.

Entre os verbetes, Noguera apresenta conceitos variados que vão de práticas cotidianas a reflexões políticas e filosóficas, destacando o amor como “um ato político e força revolucionária, que desafia as estruturas que nos separam, que nos oprimem, que nos impedem de ser plenamente humanos.”
A psicóloga e escritora Geni Núñez avalia a publicação como “um trabalho acessível e generoso, que mais do que encerrar sentidos, abre caminhos para construção de outras perspectivas.”
Serviço:
São Paulo: Lançamento em 20 de agosto (quarta-feira), às 18h, na Livraria da Travessa – Pinheiros (R. dos Pinheiros, 513), com bate-papo com a jornalista Cris Guterres e pocket poético com Jairo Pereira.
São Carlos: Lançamento em 21 de agosto (quinta-feira), às 16h30, no Auditório do edifício Sérgio Mascarenhas, na área Norte do Campus São Carlos (UFSCar).


