A cantora Renata Rosa realizará um show virtual para apresentar repertório de seu novo disco, Chã dos Passos. Na live de mesmo nome do álbum, a cantora apresenta músicas inéditas que estão no seu quarto disco, cujo show de lançamento no Recife está previsto para o início de 2024. O show virtual acontece no canal do Youtube de Renata, nesta quarta-feira (18), às 20h30
Neste novo álbum, Renata Rosa canta um lugar poético, de festa e encantamento – e também das relações humanas – com forte influência da música e da poesia contemporânea e tradicional da Zona da Mata de Pernambuco e de Alagoas. O repertório da live apresenta oito canções, além de cantos à capela, revelando ampla criatividade musical e poética, em um mergulho nos temas da terra, do tempo e da busca pela poesia.
Na língua portuguesa, Chã se refere a um terreno batido, alto e plano, onde moradias eram construídas e povos se assentavam. Na Mata Norte de Pernambuco, Chã designa locais de aldeamento, em que encontros, festas, noites de cantoria e brincadeiras acontecem. Chã também foi onde Renata Rosa teve experiências poéticas profundas, nas noites cantando ao lado de Biu Roque, seu padrinho nestas terras; tocando rabeca com seu mestre e parceiro Luiz Paixão; e improvisando ao lado do mestre Zé Duda, na Chã de Camará.
Na gramática musical das canções, estão presentes violas, rabecas, processamentos sonoros, baixo, percussões e polifonias vocais que acompanham a voz de Renata Rosa. Entre as novas canções está “Chã dos Passos”, composição da artista que dá nome à live e ao disco; e “Amarela”, canção composta em parceria com Guryva Portela e Nilton Jr, livremente inspirada em um poema de Antônio Bispo dos Santos – Nego Bispo.
Com direção de Guilherme Bota, a live mostra registros inéditos de Renata cantando a faixa “Mestre de Coco”, com os artistas Eberú e Cema Suíra, do povo Kariri-Xocó, em Arapiraca, Alagoas, a canção, inclusive, será lançada como single no final de outubro, nas plataformas digitais, abrindo caminho para o show de lançamento do disco “Chã dos Passos” no Recife, no início de 2024. O projeto conta com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.