Os curtas Nena Cajuína e Antes da Encanteria foram os premiados este ano do Recifest – Festival da Diversidade Sexual e Gênero, que terminou nesse sábado (19), no Recife.
O curta Nena Cajuína, de Almir Guilhermino, sobre a ex-prostituta que recebeu uma homenagem da câmara legislativa de Arcoverde, foi o escolhido do júri oficial entre os pernambucanos. Já o cearense Antes da Encanteria, de Elena Meirelles, Gabriela Pessoa, Jorge Polo, Lívia de Paiva e Paulo Victor Soares foi o escolhido entre os nacionais.
O júri ainda concedeu menções honrosas para Transexualidade Masculina, de Lucio Souza, Emannuel Nascimento, Bianca Pereira e Giselle Cahú na mostra pernambucana e Ingrid, de Maick Hannder, entre os nacionais. O júri Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec) escolheu Horizonte de Eventos como melhor filme e deu menção honrosa para O Chá do General.
Já o público consagrou o curta Transexualidade Masculina como o melhor filme do voto popular, entre os pernambucanos, e O Chá do General como melhor curta nacional.
O Recifest desse ano ainda prestou homenagens a nomes que militam pelas questões LGBT e de gênero como parte de suas vivências pessoais e profissionais. O Troféu Rutílio de Oliveira foi entregue a Maxwell Viñole, promotor de justiça que trabalha a favor de mais dignidade para a população LGBT. Quem também recebeu o prêmio foi o Sr. Avelino Fortuna, do coletivo Mães pela Diversidade, por sua luta contra a homofobia. Por fim, a empresária Maria do Céu foi agraciada com o troféu por sua defesa da causa LGBT no Recife há mais de 20 anos.
OS VENCEDORES DO IV RECIFEST
Prêmio do júri oficial
Melhor curta pernambucano – “Nena Cajuína”
Menção honrosa curta pernambucano – “Transexualidade Masculina”
Melhor curta nacional – “Antes da Encanteria”
Menção honrosa curta nacional – “Ingrid”
Prêmio do público
Melhor curta pernambucano – “Transexualidade Masculina”
Melhor curta nacional – “O chá do general”
Prêmio Fepec
Menção honrosa – “O chá do general”
Prêmio Fepec – “Horizonte de eventos”
Troféu Rutílio de Oliveira
Maria do Céu
Sr. Avelino Fortuna
Prêmio especial
Maxwell Viñole, promotor de Justiça