Para celebrar os 80 anos do pintor e artista gráfico Raul Córdula, a galeria Amparo 60 abre o calendário de 2023 com a exposição Espaço-Tempo, uma retrospectiva que reúne trabalhos das diversas fases do paraibano. A mostra, cuja abertura acontece na próxima terça-feira (25), a partir das 19h, marca também o início das celebrações dos 25 anos do espaço cultural.
Com curadoria do próprio artista, Espaço-Tempo passeia pelos trabalhos do início da sua carreira, na década de 1960, até os mais recentes, feitos em 2023. “São pinturas, gravuras, aquarelas sobre papel, guaches sobre papel. Meu trabalho começou na geração dos anos 1960, passou pelo abstracionismo e depois ela tornou-se mais geométrica, o que sigo fazendo até hoje”, explica Córdula, que acumula mais de 60 anos dedicados à arte.
São mais de 20 peças que mostram o percurso do artista na pintura, no espaço e no tempo. A seleção traz obras como Cuidado com este chão (1965), datada do período da ditadura militar; Sem título (1991), uma aquarela realizada durante temporada parisiense; e Composição, obra desenvolvida este ano, que expressa a força cromática e geométrica. Além disso, um catálogo virtual foi montado com o recorte selecionado pelo artista, reunindo também textos sobre sua poética assinados por diversos críticos de arte.
“O ano de 2023 é super importante para a galeria. Estamos completando 25 anos de história e vamos comemorar isso ao longo dos próximos meses. Nesse clima festivo, achei mais do que justo e pertinente convidar Raul Córdula, esse grande artista paraibano, radicado no Recife há tanto tempo, para abrir nosso calendário, nessa mostra que é celebrativa de sua trajetória”, revela a galerista Lúcia Costa Santos.
SERVIÇO:
Exposição Espaço-Tempo
Abertura: Terça-feira, 25 de abril, a partir das 19h
Local: Galeria Amparo 6, no 3º andar da Dona Santa (Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 – Boa Viagem, Recife – PE, 51020-170)
Visitação: 26 de abril a 26 de maio de 2023
Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 15h