A vivacidade sonora e cultural característica das celebrações populares, da tradição, do percurso histórico e das dinâmicas do cotidiano em um ponto geográfico de Pernambuco é relida como música e poesia no álbum Festas e Rituais, lançado nas principais plataformas de streaming em outubro de 2024 e com show de lançamento para o próximo dia 27 de março, no Teatro Hermilo Borba Filho, pelo Projeto Tertúlia, coletivo de artistas empenhados em capturar a melodia da criação contemporânea.
Leia também: Entre rap, brasilidades e amapiano, Brisa Flow lança “Rosas Brancas”
O show batizado de “Dúvida” perambula por composições novas e antigas para ambientar o público na atmosfera da Mata Norte do estado, terra natal e inspiração incontornável para o grupo formado por Sam Silva, Ezter Liu, Lucas Torres, Valfrido Santiago, João Paulo Rosa e Guilherme de Araújo. A abertura será com um pocket show da cantora Laís Xavier, às 19h, e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria a partir das 18h.
“Vamos apresentar o disco na íntegra, com arranjos especiais para essa performance. A expectativa é que o público sinta essa energia e se conecte com a música de forma intensa. Queremos que seja um espetáculo vivo, pulsante, onde todos possam cantar, dançar e se sentir parte da história que estamos contando”, adianta a cantora, compositora e instrumentista Sam Silva, também integrante da Mostra Reverbo. Festas e Rituais é o segundo trabalho lançado pelo grupo e sucede o EP Projeto Tertúlia, de 2019.
A estrutura de confluência entre aspectos urbanos e paisagísticos e a vida regional se derrama pelas 12 músicas do álbum e por outras canções apresentadas, no show, entre declamações de textos e performances. “As músicas falam sobre celebração, pertencimento, resistência e memória. Cada faixa traz um pedaço do que nos atravessa: o caminhar das procissões, o som das marés, os encontros nos terreiros, os rituais de passagem. Também trazemos um olhar para o presente, refletindo sobre como essas tradições dialogam com a vida contemporânea.”, Sam acrescenta. A produção do show no Hermilo Borba Filho é assinada pelo produtor Rodrigo Silva, da produtora Cultura Iminente.
“Festas e Rituais” foi gravado ao vivo no estúdio Caosnavial, em Goiana, cidade da Mata Norte, em clima de festa e com a participação de amigos e entusiastas do projeto, sob concepção artística e capa de Philippe Wollney. Contou com João Paulo Rosa (percussão e voz), Sam Silva (violão e voz), Lucas Torres (voz e percussão), Guilherme de Araújo (violão) e Valfrido Santiago (voz, violão, bandolim e viola) – integrantes do grupo ao lado de Ezter Liu, poeta recifense. As músicas traduzem trocas de experiências e vivências dos artistas na região.
“Buscamos inspiração nos ritmos da Zona da Mata, mas também em sonoridades experimentais e na riqueza das narrativas populares. É um território de muitas camadas, onde o passado e o presente convivem de maneira intensa. Crescemos ouvindo maracatus rurais, cocos de roda, cirandas, e tudo isso impregna o nosso trabalho. Ao mesmo tempo, somos atravessados por desafios sociais e históricos que também aparecem nas nossas músicas. Essa relação com o território nos dá um senso de pertencimento, mas também nos desafia a reinventar as formas de expressar essa identidade.”, resume Sam.
O show conta com a parceria da Afeto (Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento de Pessoas com Autismo), que, desde 2005, contribui para o tratamento e melhoria da qualidade de vida de pessoas autistas, com foco na a inclusão e na ampliação de diversos públicos aos eventos culturais. A produção vai reservar um espaço na plateia com menor incidência de som e luz para pessoas com sensibilidade visual e auditiva
SERVIÇO
Show de lançamento de “Festas e Rituais”, do projeto Tertúlia
Quando: 27 de março, às 19h (com pocket show prévio de Laís Xavier)
Quanto: entrada gratuita com retirada de ingresso na bilheteria a partir das 18h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Informações: instagram.com/tertuliaprojeto