A partir da próxima sexta-feira (3), começam entrar no ar os episódios do Papo de Ciranda, projeto cultural que reúne 12 dos principais representantes da ciranda em Pernambuco para a produção de conteúdo digital. A iniciativa tem como objetivo celebrar o título de Patrimônio Imaterial do Brasil e contar a trajetória dos artistas, fortalecendo seus currículos e promovendo a valorização e difusão da cultura da ciranda.
As entrevistas, conduzidas por Roger de Renor e registradas por Nilton Pereira, serão disponibilizadas em vídeo no YouTube e em episódios de podcast no Spotify e Deezer. A proposta é registrar a história da ciranda contada pelos próprios artistas, trazendo um panorama diversificado dessa manifestação cultural. As gravações foram realizadas no Estúdio Fábrica, no bairro da Várzea.
Participam das conversas personalidades como Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mestre Santino, o cirandeiro mais antigo de Nazaré da Mata, Mestre Anderson Miguel, representante da nova geração da ciranda pernambucana, e Dona Dulce Baracho, filha do Mestre Antônio Baracho.
Mestre Sérgio Almeida, Zeca Cirandeiro, Biu Paizinho, Walter da Ciranda Cobiçada, Arnaldo do Amaro Branco, Dona Del da Ciranda, Dona Cristina e o Mestre Juarez são os outros artistas que fazem parte do projeto, que ainda conta com um episódio ao vivo na Rádio Amunan, em Nazaré da Mata, município da Zona da Mata de Pernambuco
Realizado pela produtora Terno da Mata com a Associação do Coletivo de Cirandas de Pernambuco, o Papo de Ciranda tem incentivo do Funcultura, o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, e foi concebido com base na VI Conferência Estadual de Cultura. Para garantir a acessibilidade, todos os vídeos serão disponibilizados com janelas de Libras.