O Museu das Favelas recebe uma programação vasta neste mês de abril com oficina, exposições, rodas de conversa e lançamento de livro. A arte educadora Nancy Teixeira ministra a oficina “Arte do tear”, no dia 15, das 13h às 16h. O encontro visa proporcionar momentos de encantamentos, contação de história, diálogo e produção partilhada com tecelagem em papelão inspirada na contação de história, metodologia da Pedagogia Griô.
No dia 22, às 11h, no Auditório Estouro, a Unilever segue com o projeto “Mulheres – Raça, Classe e Negócios”, um ciclo de palestras que, até junho, convida mulheres potentes para falas inspiradoras. A estreia teve a participação da empresária Rachel Maia, e para a segunda rodada de troca de saberes, a convidada será Semayat Oliveira, jornalista, escritora e produtora, que atualmente produz e atua, em parceria com Mano Brown, no podcast MANO A MANO. A iniciativa é uma proposta do CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo do Museu das Favelas.
Na mesma data, às 14h, a série Papo Reto traz uma roda de conversa sobre as experiências urbanas de povos indígenas em relação às favelas do Brasil, com Lídia Pankararu, agente de saúde e líder espiritual, Ivone Pankararu e José Pankararu, secretária e conselheiro, respectivamente, da Associação Indígena Pankararu, localizada na comunidade do Real Parque, na cidade de São Paulo.
No dia 29, às 11h, haverá o lançamento do livro infantil Amiga estadunidense da Abayomi, de Maria Aline Soares. A obra conta a história de Abayomi, menina brasileira que tem uma amiga afro-americana dos Estados Unidos e aborda as semelhanças entre as culturas afro-brasileiras e afro-americanas. Juntas, Abayomi e Marla descobrem sobre os heróis que fizeram história na cultura e memória afro da Diáspora Africana ao redor do mundo. Partindo da ótica da protaognista, o livro fala sobre ancestralidade, comida típica afro-brasileira e tradição familiar.
Já a exposição “Identidade Preta: 20 anos do Festival Feira Preta” chega em sua reta final, ficando disponível até o dia 30 de abril, quando será encerrada junto de uma roda de conversa com empreendedoras, das 14h até 15h30. Aberta no Museu desde a sua inauguração, a exposição celebra o maior evento da cultura negra da América Latina, trazendo, de modo lúdico, o histórico da evolução da feira, apresentando ao público os marcos revolucionários para a população preta a partir de seus espaços.
E ainda, segue em cartaz a exposição “Favela-Raiz”: uma ocupação manifesto composta em cinco partes – três internas e duas externas -, como símbolo de saudação às tradições, à ancestralidade, à maternidade, aos abrigos materiais e afetivos que envolvem os habitantes da favela e tudo o que ali foi semeado colhido.
O Museu das Favelas é localizado no Palácio dos Campos Elíseos, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até às 18h). Para visita com grupos de mais de 10 pessoas, é necessário o agendamento pelo site. Os ingressos são gratuitos, e podem ser retirados antecipadamente no site, ou diretamente no local.
SERVIÇO
Oficina “A arte de tear e tecer histórias”, com Nancy Teixeira
Dia: 15/04
Horário: das 13 às 16h
Local: Museu das Favelas – Salão de Espelhos
Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Participação por ordem de chegada, limitada a 15 pessoas.
Mulheres – Raça, Classe e Negócios, com Semayat Oliveira
Data: 22/04
Horário: 11h
Local: Museu das Favelas – Auditório Estouro (lotação: 50 pessoas)
Classificação livre
As inscrições deverão ser realizadas no site, antecipadamente.
Papo Reto – Roda de conversa sobre as experiências urbanas de povos indígenas em relação às favelas do Brasil, com Ivone Pankararu, Lidia Pankararu e José Pankararu
Dia: 22/04
Horário: das 14h às 15h30
Local: Museu das Favelas – Salão de Espelhos
Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Lançamento do livro: Amiga estadunidense da Abayomi, com Maria Alice Soares
Dia: 29/04
Horário: 11h
Local: Museu das Favelas – Biblioteca (CRIA)
Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Encerramento da exposição “Identidade Preta: 20 anos da Feira Preta” com roda de conversa
Dia: 30/04
Horário: 14h às 15h30
Local: Museu das Favelas – Salão de Espelhos
Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP