“Princesa Mononoke”, clássico do Studio Ghibli, retornará aos cinemas em IMAX 4K

Longa de 1997 dirigido por Hayao Miyazaki traz discurso ambiental em meio a uma trama sombria passada no Japão feudal

mononoke007
Foto: Divulgação.

Princesa Mononoke, um dos filmes mais celebrados do Studio Ghibli, retornará aos cinemas brasileiros em uma cópia restaurada em IMAX 4K. Dirigido por Hayao Miyazaki e lançado originalmente em 1997, o filme traz uma mensagem ambiental poderosa. A estreia está prevista para 21 de agosto com distribuição da Sato Company.

O filme conta a jornada do jovem guerreiro Ashitaka em um Japão feudal fantástico, onde humanos e forças da natureza travam um conflito profundo. O jovem príncipe Ashitaka é amaldiçoado por um demônio e parte em uma jornada para encontrar uma cura. Ele acaba chegando a uma região devastada por conflitos entre humanos — representados por Lady Eboshi e sua Cidade do Ferro — e os espíritos da floresta, liderados por San, a misteriosa “Princesa Mononoke”, uma jovem criada por lobos gigantes e defensora implacável da floresta.

Assim como outros trabalhos de Miyazaki, o longa traz diferentes camadas de profundidade e reflete sobre inúmeros temas, como coexistência, identidade, responsabilidade e equilíbrio. Tudo em meio aos visuais impressionantes feitos de maneira artesanal, que tornou-se marco do Studio Ghibli. O filme, porém, chamou atenção à epoca pela sua abordagem sombria e cenas mais violentas em relação aos trabalhos anteriores do diretor.

O relançamento faz parte de uma celebração mais ampla do legado dos 40 anos do Studio Ghibli, cujas animações fazem sucesso no mundo todo. “Acreditamos que esse relançamento irá reacender a paixão dos fãs por essa obra-prima, além de apresentar a genialidade de Miyazaki a um público que talvez ainda não a conheça”, afirma Nelson Sato, CEO da Sato Company. “É mais do que um filme; é uma experiência cinematográfica transformadora.”