Primeiro gibi de Mauricio de Sousa completa 65 anos

Filme sobre a trajetória do cartunista estreia em outubro de 2025, mês em que ele completa 90 anos, e retrata desde sua infância até a criação da Turma da Mônica

Copia de Imagem post padrao 21
Foto: Iury Senck/Divulgação.

Em 2025, o primeiro gibi criado por Mauricio de Sousa, Bidu nº 1, completa 65 anos. Lançada em 1960, a revista marcou o início da trajetória do cartunista, que mais tarde se consolidaria como um dos principais nomes dos quadrinhos no Brasil. Antes da criação da Turma da Mônica, Bidu, personagem inspirado em seu cachorro de infância, foi o protagonista da publicação, ao lado de Franjinha, Titi, Manezinho, Jeremias, Humberto e outros personagens.

O título principal da edição foi O Cachorro Falante, história na qual um mágico frustrado tenta hipnotizar Bidu, mas acaba sendo atingido por uma pedra lançada por Franjinha. O impacto provoca a troca de personalidades entre os dois, fazendo com que o cachorro passe a falar. A trama foi recriada em 1970 na primeira edição da revista Mônica.

MSRS OD 02 25 09 22 Phto IURY SENCK 26
Foto: Iury Senck/Divulgação.

Para celebrar essa trajetória, Mauricio de Sousa: O Filme tem estreia prevista para outubro de 2025, mês em que o cartunista completa 90 anos. A cinebiografia abordará desde sua infância até o lançamento da primeira revista da Mônica, além de apresentar seu processo criativo, as inspirações para seus personagens, os desafios enfrentados na carreira e sua relação familiar.

Confira o teaser:

O longa será protagonizado por Mauro Sousa, filho do quadrinista e diretor executivo da Mauricio de Sousa Produções (MSP). No elenco, também estão Thati Lopes, Elizabeth Savalla, Emílio Orciollo Neto, Natalia Lage, Diego Laumar, Othon Bastos e Clara Galinari. A direção é de Pedro Vasconcelos (Fala Sério, Mãe), com co-direção de Rafael Salgado. A produção é da Focus Films e Boa Ideia Entretenimento, com coprodução da Star Original Productions, colaboração da MSP Estúdios e distribuição da Star Distribution.