A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, nesta quinta-feira (24), os semifinalistas do Prêmio Jabuti 2024, uma das mais prestigiadas premiações literárias do Brasil. Nesta edição, foram selecionadas 10 obras em cada uma das 22 categorias, divididas entre os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. O anúncio dos finalistas, composto por cinco indicados de cada categoria, está previsto para o dia 5 de novembro, enquanto os vencedores serão conhecidos em 19 de novembro em uma cerimônia no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
- Leia também: Prêmio Jabuti veta livros produzidos com ajuda de Inteligência Artificial da competição
Entre os nomes de destaque estão autores como Itamar Vieira Junior, com Salvar o Fogo (Todavia); Socorro Acioli, com Oração para Desaparecer (Companhia das Letras); e João Silvério Trevisan, com Meu Irmão, Eu Mesmo (Alfaguara). A Companhia das Letras lidera o segmento de romance literário com várias obras, incluindo também os títulos de Martha Batalha e Fabiane Guimarães. A editora Todavia segue próxima, competindo com títulos como Jogo de Armar, de Edgard Telles Ribeiro, e O Crime do Bom Nazista, de Samir Machado de Machado.
A premiação deste ano recebeu um total de 4.170 inscrições e apresentou novas categorias, incluindo Escritor Estreante – Poesia, no Eixo Inovação, destinada a autores que lançaram seu primeiro livro em português no Brasil entre janeiro e dezembro de 2023. Além disso, o Eixo Não Ficção incorporou as categorias Saúde e Bem-Estar, Educação e Negócios, em substituição a áreas anteriormente voltadas a ciências.
A categoria de Crônica contou com nomes como Nélida Piñon, com Os Rostos que Tenho (Record), e Rosa Freire D’Aguiar, com Sempre Paris (Companhia das Letras). Nos Quadrinhos, destacaram-se obras com temática social, como Os Santos, de Leandro Assis e Triscila Oliveira (Todavia), e Jeremias: Estrela, de Jefferson Costa e Rafael Calça (Panini Comics).
Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de R$ 5 mil e a tradicional estatueta do Jabuti, enquanto o Livro do Ano será premiado com R$ 70 mil, além de passagens e hospedagem para a Feira do Livro de Frankfurt.