A 51ª edição do Festival de Angoulême, o maior festival de quadrinhos do mundo, começou nesta quinta (25). Na quarta (24), durante a cerimônia de abertura do festival, a quadrinista britânica Posy Simmonds foi anunciada como vencedora do Grand Prix, prêmio que considera o conjunto das obras publicadas pela artista e sua relevância para o campo dos quadrinhos.
A artista não conseguiu estar presente na abertura e foi representada por seu editor na França, Jean-Luc Fromental. A britânica é apenas a quarta mulher a vencer o prêmio, considerado o mais importante da área. Em entrevista à agência de notícias France 24, Simmonds revelou que a vitória foi uma surpresa para ela. “Fiquei muito surpresa de estar entre os três nomes finalistas e ainda mais surpresa de saber que havia ganhado.”
Apenas um de seus títulos foi publicado no Brasil, Gemma Bovery, lançado pela editora Conrad no distante ano de 2006, A obra, no entanto, segue fora de catálogo atualmente.
Carreira
Posy Simmonds começou a carreira como ilustradora no jornal The Guardian como ilustradora ainda em 1972, criando peças gráficas e desenvolvendo suas habilidades em narração de histórias. Em 1999 ela ganhou reconhecimento mundial com o lançamento de Gemma Bovery. Outros trabalhos notáveis seus são Tamara Drew (2007) e Cassandra Darke (2018).