O projeto Monumentos Virtuais, plataforma artística transmídia, lançará mais duas videoperformances no próximo domingo (22). A exibição acontecerá através do YouTube a partir das 18h. Na ocasião, haverá ainda bate-papo em live com os artistas participantes para compartilhar suas experiências e processos criativos. O acesso é livre e gratuito.
Nesta fim de semana, as obras lançadas serão a videoperformance Roberta da Silva, idealizada e dirigida pela multiartista Pérola Pessoa, uma homenagem à travesti queimada viva no Cais de Santa Rita, no centro Recife, e o videoclipe Abordagem, parceria entre a rapper Agô MC e Neguinho MC, dirigido coletivamente por Lara Bione e as integrantes do Na Caça Coletivo, formado por Agô MC, Amanda Timóteo, Thalligeira e Chicolhares.
A plataforma Monumentos Virtuais, produzida pelos artistas Alexandre Salomão, Lara Bione e Luiz Manuel, é um acervo de obras audiovisuais que jogam luz na temática da presença do corpo, dos movimentos, das expressões e das performatividades em diálogo direto com os espaços públicos urbanos.
“Os monumentos virtuais surgiram para repensar a forma como está a distribuição e o acesso aos bens públicos e culturais. São produções performáticas audiovisuais coletivas sobre nossos valores de representação, nossas memórias e culturas”, explica Salomão.
Para isso, o projeto conta também com um mapa com as ações geolocalizadas em resposta ao processo de apropriação dos territórios de convivência pública (política, simbólica e cultural) nas cidades, que pode ser acessado na internet. Qualquer artista com interesse pode cadastrar o seu vídeo performático na plataforma, criando o próprio monumento virtual de forma aberta e colaborativa.