A animação brasileira Placa-Mãe, dirigida por Igor Bastos, divulgou seu trailer inédito e está programada para estrear nos cinemas no dia 3 de outubro. A distribuição ficará a cargo da O2 Play. O filme, que se passa no interior de Minas Gerais, é uma ficção científica que apresenta um cenário futurista em um contexto regional brasileiro.
- Leia a crítica: Longa-metragem brasileiro “Placa-Mãe” conversa com crianças sobre adoção, corrupção e preconceito
O longa narra a história de Nadi, uma androide com cidadania brasileira que recebe o direito de adotar duas crianças, David e Lina. A trama se desenvolve quando Asafe, um digital influencer sensacionalista, cria controvérsias para aumentar sua popularidade. David, temendo a separação de sua irmã Lina, foge e enfrenta desafios na cidade, enquanto Nadi busca encontrá-lo.
“Eu defino Placa-Mãe carinhosamente como sci-fi da roça. Queria pensar em uma Minas Gerais do futuro, algo que a gente não tem imageticamente definido. Isso foi um desafio porque a ideia de futuro está sempre ligada a algo meio apocalíptico ou oriental. Então queríamos trazer outra visão: um Brasil que parece andar por soluços”, afirma o diretor Igor Bastos.
O longa-metragem é o primeiro de animação produzido no interior de Minas Gerais e o segundo do estado. A produção, que levou quatro anos e meio e envolveu mais de 250 profissionais, foi realizada nas cidades de Divinópolis e Nova Serrana. Em 2023, a animação foi exibida no Animage e selecionada em mais de cem festivais internacionais, passando por 30 países e conquistando 25 prêmios.
Entre os destaques estão o prêmio Coral Negro de melhor longa-metragem de animação no 44° Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, bem como seleções no 56° SITGES – Festival Internacional de Cinema Fantàstic de Catalunya e no 40° Chicago International Children’s Film Festival.
Confira o trailer: