Philippe Wollney lança livro com leitura performática, exibição de curta e bate-papo

Evento no Ateliê Ex-Libris reúne leitura performática e debate sobre poesia, memória e crítica social

Copia de Imagem post padrao 7
Foto: Martha Mery/Divulgação.

O poeta, editor e multiartista pernambucano Philippe Wollney realiza, 9 de abril, o lançamento de sua mais recente obra, Sambas Sobre Escombros. O evento acontece às 19h, no Ateliê Ex-Libris, localizado no bairro da Boa Vista, no Recife. A programação é gratuita e aberta ao público.

A noite contará com uma leitura performática do autor, acompanhada pelos músicos Thiago Laranjeiras e Igor Holanda. A apresentação propõe uma articulação entre sonoridades ancestrais e contemporâneas, tensionando ruídos e camadas poéticas do livro.

Também será exibido o curta-metragem Chão, dirigido por Wollney e finalizado em 2024. O filme reúne a poética de doze autores da nova geração da poesia contemporânea da zona canavieira de Pernambuco, representada por uma figura que percorre ruínas da chamada civilização do açúcar em busca de um novo significado para seu território. Após as apresentações, haverá um bate-papo entre o autor, o editor Rodrigo Acioli e o público presente.

image
Foto: Divulgação.

O livro Sambas Sobre Escombros aborda cerca de 200 anos da história social e cultural do Brasil por meio de procedimentos poéticos como colagem, transposição, interpretação e polifonia. A obra trata de temas como racismo, colonialidade, ancestralidade, genocídio epistêmico e crise ecológica, com o objetivo de contribuir para uma leitura estética e crítica do país na contemporaneidade.

Com acabamento artesanal, capa dura e impressão em serigrafia, o livro conta com ilustrações exclusivas do artista visual Humberto Filho. A publicação é da editora Porta Aberta, com revisão de Ana Gabriella Aires, e foi viabilizada com o apoio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), do Funcultura, da Fundarpe e da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Nascido em Goiana (PE), em 1987, Philippe Wollney é autor de obras como O Livro dos Sussurros (2024), Aquele Que Tudo Devora (2023), Trago é Guerra Dentro de Mim (2019) e Ruinosas Ruminâncias (2017).