Os resultados da pesquisa Cultura nas Capitais, iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte que mapeou os hábitos culturais em todas as capitais brasileiras serão apresentados e comentados por pesquisadores, gestores públicos e agentes culturais em 02/04.
Os dados sobre as preferências culturais de quem mora no Recife serão apresentados no Teatro Hermildo Borba, das 09h às 13h, com entrada gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia no site. As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do auditório.
- Leia também: Corte de 84% no Orçamento da Política Nacional Aldir Blanc gera preocupação no setor cultural
Ao todo, foram realizadas 19,5 mil entrevistas presenciais nas 26 capitais e no Distrito Federal, revelando o perfil de quem acessa e não acessa atividades culturais. Na capital pernambucana foram realizadas 600 entrevistas.
Acesso à cultura nas capitais – Desigualdade e diversidade é o tema da primeira mesa do encontro com participação da Secretária de Cultura de Recife, Milu Megale; do Diretor do Sistema Nacional de Cultura – Minc, Junior Afro; e do Presidente da Fundação de Cultura de Recife, Marcelo Canuto.
Para abordar os Hábitos culturais no Recife > Música, espaços e eventos foram convidados o Secretário Executivo de Dados e Políticas Públicas de Recife, João Ygor Gomes; a pesquisadora, Lana Monteiro; e a produtora musical Melina Hickson.
O projeto tem patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Também contou com a parceria da Fundação Itaú. Os seminários para a apresentação dos dados vão ocorrer em todas as capitais ao longo de 2025. Confira mais informações no site.
SEMINÁRIO CULTURA NAS CAPITAIS
Recife (PE)
Local: Teatro Hermilo Borba (Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife)
Data e horário: 02/04, das 9h às 13h
Gratuito
Inscrições: disponíveis no site
Programação sujeita a alteração
09h00 às 09h10
Abertura
09h10 às 10h45
Mesa 1 – Acesso à cultura nas capitais > Desigualdade e diversidade
• Milu Megale (Secretária de Cultura de Recife)
• Junior Afro (Diretor do Sistema Nacional de Cultura – Minc)
• Marcelo Canuto (Presidente da Fundação de Cultura de Recife)
10h45 às 11h00
Intervalo – Café
11h00 às 12h45
Mesa 2 – Hábitos culturais no Recife > Música, espaços e eventos
• João Ygor Gomes (Secretário Executivo de Dados e Políticas Públicas)
• Lana Monteiro (Pesquisadora)
• Melina Hickson (Produtora musical)