O Pequeno Encontro da Fotografia chega este ano à sua 9ª edição. Guiado pelo tema “A imaginação como saída“, o festival começa nesta quinta-feira (14) e segue até o domingo (17) em formato híbrido. As atividades presenciais acontecem em diferentes locais do Sítio Histórico de Olinda e a programação online pelo site e canal no YouTube do evento. O acesso é gratuito.
Entre as novidades deste ano está a Ciranda Fotográfica, que estreia como mais um formato de apresentação das obras ao público, no qual os autores fazem uma espécie de pitching sobre seus trabalhos em sessões de até 15 minutos. As apresentações acontecem no Mercado Eufrásio Barbosa.
Participam da Ciranda fotolivros de Priscila Urpia (PE) e Inácio Prado (SE); projetos de Jô Rodrigues (PE) e Elysangela Freitas (RS); um curta-metragem de Clara Lucena e Ruan Pablo (PE); um estudo de Ga Olho (DF); e projetos em desenvolvimento de tiago duque marques (PE) e do pesquisador Paulo Santana, dos fotógrafos Danilo Galvão e Roberta Guimarães e de agricultores da Associação Vida Agroecológica de Bonito (PE).
O festival inclui também o Espaço da Pesquisa, programação online que trará dez trabalhos acadêmicos selecionados pela curadora convidada deste ano, a professora e pesquisadora Anelise De Carli (RS). Os painéis serão transmitidos ao vivo pelo YouTube, enquanto os textos serão disponibilizados para leitura no site e posteriormente reunidos em um e-book publicado pela Propágulo Editora.
As fotógrafas Marilene Ribeiro (MG) e Simone Rodrigues (RJ) são presenças confirmadas no evento. Elas participam como palestrantes, junto com o fotógrafo, curador e arte-educador Ricardo Peixoto (PB) e a jornalista e professora Fabiana Moraes (PE). Cada mesa será precedida por projeções de 12 obras previamente selecionadas.
As atividades no Sítio Histórico ficam completas no domingo, quando o público sairá às ruas para fotografar. A expedição partirá da Casa Estação da Luz, no Carmo, com paradas em locais como a Trilha do Sítio e o ateliê do artista plástico Luciano Pinheiro. Não é preciso ter equipamento profissional ou fazer inscrição para participar, basta chegar ao ponto de partida às 8h30.
As imagens produzidas durante o passeio serão projetadas à noite no Café Pequeno, dentro da Casa Estação da Luz, com presença da FotoFeira Livre. Ao longo da noite de domingo, também haverá outras atividades, como o lançamento do livro Câmera Turva, de Juliana Leitão, e o lançamento do projeto Cartografia PE, dos fotógrafos Mateus Sá, Pio Figueiroa e Eduardo Queiroga.
A grande traz também oficinas presenciais no Eufrásio Barbosa e uma oficina virtual sobre “Processos Fotográficos e Criação Artística”, ministrada pela artista visual e professora Renata Voss (BA). No entanto, as inscrições estão encerradas.
Veja a programação completa da 9ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia:
Quinta-feira, 14 de setembro
Pela internet:
– O dia todo no site – Espaço da Pesquisa, curadoria de Anelise De Carli (RS)
– 10h às 12h – Oficina Processos Fotográficos e Criação Artística, com Renata Voss (BA)*
– 15h às 17h, ao vivo pelo YouTube – Painel 1 do Espaço da Pesquisa
Trabalhos apresentados:
- Referência cruzada: um modo de ser possível para a imagem técnica – Alan Campos Araújo (Unicap)
- Fotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observação – Eduardo Gomes de Lucena (UFRPE e IFPE) e Daniela Nery Bracchi (UFPE)
- A fotografia e os diálogos adiados e ficcionais no álbum de família – Elisa Elsie Costa Batista da Silva Beserra, Mariana do Vale Gomes e Maria Angela Pavan (UFRN)
- O Terreiro do Pajé Barbosa: memórias político-afetivas do território Pitaguary – Alex Hermes Assunção (UFRN)
- Curadorias vernaculares no Sertão do Pajeú Pesquisa: Sertão de lembranças. 2021-2024 – José Afonso Silva Jr. (UFPE).
– 19h às 21h, ao vivo pelo YouTube – Painel 2 do Espaço da Pesquisa
Trabalhos apresentados:
- Visualidade imperial e arquivo – Dayse Euzébio (UFPE)
- O roubo do roubo: Apropriação e montagem como revide histórico na obra de Denilson Baniwa – Rochele Zandavalli (UFRGS)
- (Foto) Escrevivências, famílias negras e traumas coloniais: notas sobre Pontes sobre o Abismo (2017) de Aline Motta e Travessia (2019) de Safira Moreira – Marina Feldhues (UFPE)
- As imagens vitais da floresta: Uma análise do fotofilme Povo da lua, povo do sangue – Lwidge de Oliveira e Maria Beatriz Colucci (UFSE)
- Uma centelha que não se apaga nunca: Fotografia e memória nos arquivos de Helena Antipoff – Pedro Rena (UFMG).
Sexta-feira, 15 de setembro
Pela internet:
– O dia todo no site – Espaço da Pesquisa, curadoria de Anelise De Carli (RS)
– 10h às 12h – Oficina Processos Fotográficos e Criação Artística, com Renata Voss (BA)*
No Mercado Eufrásio Barbosa:
– 10h às 12h – Oficina Fotografia Artevida: Linguagens e histórias, com Simone Rodrigues (RJ)*
– 14h às 16h – Oficina Estratégias para construir discursos visuais potentes, com Marilene Ribeiro (MG)*
– 16h30 – Ciranda Fotográfica
Obras apresentadas: 301 – tiago duque marques (PE) | (EM) Transição – Pesquisa cultural em fotografia e agroecologia – Paulo Santana, Danilo Galvão, Roberta Guimarães e Associação Vida Agroecológica de Bonito-PE | entre a moleza dura e a dureza fluida – Ga Olho (DF) | Afroecologia – Jô Rodrigues (PE).
– 18h – Projeções e palestras
- “Criando paisagens políticas – quando a fotografia expandida convoca a cidadania”, de Marilene Ribeiro (MG); e “Onde o vento faz a curva… Memórias inventadas”, de Ricardo Peixoto (PB), com mediação de Rebeka Monita (PE)
- Obras projetadas: Lume – Alícia Cohim (PE) | Libellum – Amanda Bambu (AL) | Menos Pausa – Ana Leal (SP) | Caligrafias – Ana Sabiá (SC) | ENTRANHAMENTO – Andrea Bernardelli (SP)
Sábado, 16 de setembro
Pela internet:
– O dia todo no site – Espaço da Pesquisa, curadoria de Anelise De Carli (RS)
– 10h às 12h – Oficina Processos Fotográficos e Criação Artística, com Renata Voss (BA)*
No Mercado Eufrásio Barbosa:
– 10h às 12h – Oficina Fotografia Artevida: Linguagens e histórias, com Simone Rodrigues (RJ)
– 14h às 17h – Oficina Estratégias para construir discursos visuais potentes, com Marilene Ribeiro (MG)
– 16h30 – Ciranda Fotográfica
Obras apresentadas: Ovelhas – Priscila Urpia (PE) | águas que me habitam – Elysangela Freitas (RS) | Me explique como em um delírio – Clara Lucena e Ruan Pablo (PE) | Devoção e Promessa: um fotolivro sobre a relação de moradores de São Cristóvão com Nosso Senhor dos Passos – Inácio Prado (SE).
– 18h – Projeções e palestras
- “Imagem e desejo: entre a necessidade e a vontade”, de Simone Rodrigues (RJ); e “Arte, representação e a vulnerabilidade para além do sofrimento”, de Fabiana Moraes (PE), com mediação de Rebeka Monita (PE)
- Obras projetadas: .REVIR. – Fernando Gomes (BA) | Treinado para esquecer – Fernando Maia da Cunha (CE) | destino ao começo do fim – gabriel bicho (RO) | O Silêncio fala – Juliana Arruda (SP) | MARGINADOS – Mateus Morbeck (BA) | A respeito dos panos lá de casa – Paulo Rossi (PB) | A luz que revela a imagem é a mesma que a apaga e movimenta – Daniela Pinheiro (RS), chlorophyll print e montagem; Txai Fernando (SC) com a voz da indígena Dona Francisquinha (AM), trilha sonora
Domingo, 17 de setembro
Pela internet:
– O dia todo no site – Espaço da Pesquisa, curadoria de Anelise De Carli (RS)
Pelo Sítio Histórico de Olinda:
– 8h30 – Expedição fotográfica (concentração na Casa Estação da Luz e paradas na Trilha do Sítio e no Atelier Luciano Pinheiro, roteiro previsto)
No Mercado Eufrásio Barbosa:
– 10h às 12h – Oficina presencial Fotografia Artevida: Linguagens e histórias, com Simone Rodrigues (RJ)
– 14h às 17h – Oficina presencial Estratégias para construir discursos visuais potentes, com Marilene Ribeiro (MG)
Na Casa Estação da Luz:
– 18h – Café Pequeno (confraternização com projeção de imagens feitas por participantes expedição fotográfica; lançamento do livro Câmera Turva, de Juliana Leitão; e do projeto Cartografia PE, de Mateus Sá, Pio Figueiroa e Eduardo Queiroga; e apresentação dos resultados das oficinas, entre outras atrações)
* As inscrições para as oficinas estão encerradas.