Pedro Rhuas lança “Enquanto Eu Não te Encontro”, best-seller nordestino e gay em Portugal

Autor destaca a importância simbólica do lançamento no país onde parte do livro foi escrito

Copia de Imagem post padrao 1 3
Foto: Divulgação.

O romance de estreia do autor Pedro Rhuas, Enquanto Eu Não te Encontro, será publicado em Portugal pela Penguin Random House em outubro, sob o selo Secret Society, especializado em literatura Young Adult. A obra é descrita como uma narrativa que combina elementos de amor à primeira vista, encontros e desencontros, cultura nordestina, música pop e drag queens.

Rhuas, que escreveu parte do livro durante um intercâmbio em Portugal em 2018, vê a publicação como um retorno simbólico ao país. “Em 2018, com uma bolsa do Banco Santander, estudei jornalismo na Universidade do Porto. Eu retomei a escrita do livro ali, trabalhando na história em cafés de Lisboa e do Porto, à sombra das árvores do Jardim do Palácio de Cristal. Na época, eu não era um autor publicado, mas já me apresentava às pessoas como um escritor escrevendo seu primeiro romance. Seis anos depois, é com essa história que volto a Portugal”, afirmou o autor.

Para Rhuas, a publicação em Portugal representa um carma positivo. “Eu sempre sonhei em ver minhas histórias expandindo fronteiras. A verdade é que a literatura se nutre dos meus sonhos, e eu empresto um mundo imaginário mágico e ideal aos meus protagonistas. Então esses protagonistas viajam, encontram leitores e encantam as pessoas. Mas eles não se esquecem de mim. Talvez seja uma espécie de dharma literário: eu planto sonhos nos meus livros e, eventualmente, eles acontecem também na minha vida”, declarou.

unnamed 1
Foto: Divulgação.

O autor também refletiu sobre suas dúvidas iniciais quanto ao potencial da obra e o impacto da literatura nordestina. “Eu estava contaminado pela invisibilidade que nasce da falta de representação, pelos discursos de inferiorização e marginalização contra o Nordeste. É motivo de alegria que hoje meu romance de estreia seja bússola e norte para que novos escritores jovens, nordestinos e queers possam seguir adiante sem desistir, sabendo que é possível, ainda que com muito esforço e barreiras, sonhar com uma carreira entre os livros”, afirmou o escritor.

Atualmente, Pedro Rhuas participa da 27ª Bienal do Livro de São Paulo, que está em andamento. O autor está envolvido em uma série de eventos, incluindo bate-papos e sessões de autógrafos, com participação em estandes da Companhia das Letras, Estante Virtual, Skeelo e Amazon Kindle. Além de Enquanto Eu Não te Encontro, Rhuas também promoverá seu novo romance, O Mar Me Levou a Você, que será lançado em setembro.