Depois de estrear no Rio de Janeiro, o espetáculo Eu Capitu faz sua segunda parada no Recife, nos dias 19 e 20 de maio, na Caixa Cultural. A montagem vai resgatar em Dom Casmurro, clássico de Machado de Assis, a emblemática personagem Capitu, inserida em narrativas e perspectivas íntimas dos dias atuais.
A peça traz um olhar sobre as questões de família, relacionamento e gênero. Escrita, montada, produzida e realizada por uma equipe majoritariamente feminina, com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, conta a história de Ana, adolescente diante dos dilemas e dores ainda tão típicos na dinâmica familiar brasileira, como os relacionamentos abusivos.
Enquanto enfrenta em paralelo a separação dos pais, a protagonista inicia a leitura de Dom Casmurro, e mergulhada na obra, começa a quebrar as divisas entre realidade e ficção, ao receber visitas da icônica Capitu.
“No texto, o universo todo está na perspectiva desta menina, que sai da infância e entra na adolescência, um momento de extrema vulnerabilidade, e tenta entender as opções da mãe, o que é ser mulher e também o próprio livro de Machado de Assis”, afirma Carla Faour.
Em cena, Flávia Pyramo e Marina Provenzzano levantam a abordagem sobre as mulheres, as reais e as concebidas à imagem e semelhança de escritores homens, num enfrentamento a um mundo de narrativas ainda eminentemente masculinas.
Serviço
“Eu Capitu”
Dias 19 e 20 de maio de 2023, às 19h
Caixa Cultural Recife: Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda na bilheteria da Caixa, a partir de terça (16), de segunda a sexta, das 10h às 20h.