A quinta edição do festival Panela do Jazz acontece no bairro do Poço da Panela, em Recife, no dia 19 de outubro, com mais de dez horas de programação gratuita. O evento retorna após um hiato em 2023, com o objetivo de promover a música instrumental e incentivar a ocupação cultural das ruas da cidade, além de fomentar o empreendedorismo local por meio de atividades artísticas diversas.
“O Panela do Jazz tem uma preocupação permanente com a valorização da cultura brasileira e da cena instrumental, através do jazz e da ponte com outras musicalidades nacionais e estrangeiras. É um evento para cultivar a relação com as múltiplas linguagens da arte e instigar a ocupação da rua, da cidade pela população”, resume o idealizador e diretor-geral do evento, o produtor cultural Antonio Pinhêiro.
Entre as apresentações musicais, o Quinteto Violado, um dos grupos mais longevos do estado, encerrará a noite com um show instrumental às 23h, em comemoração aos seus 53 anos de carreira. Outros destaques incluem o percussionista Gilú Amaral, que se apresenta às 21h30, e a violeira Laís de Assis, que sobe ao palco às 18h30 com seu trio.
O festival também homenageia dois ícones da cultura pernambucana: o Quinteto Violado e o mestre Capiba, célebre compositor de frevo, que completaria 120 anos em 2024. Capiba será lembrado em diversas apresentações, incluindo o show de Neris Rodrigues e o Trombonando, às 17h, que abordará as fusões do jazz com ritmos pernambucanos.
A programação do Panela do Jazz vai além da música, oferecendo atividades circenses, exposições de arte e uma feira de economia criativa voltada ao empreendedorismo feminino. A exposição Momento, da fotógrafa Dominique Berthé e do artista Imaraí Freitas, será aberta ao público das 16h às 20h.
Além das apresentações do dia 19, o festival promoverá masterclasses nos dias 15 e 16 de outubro no Paço do Frevo, no Recife. As aulas, voltadas especialmente para estudantes da rede pública, abordarão a história e a improvisação do frevo.
O Panela do Jazz também destaca sua proposta de refletir sobre o uso democrático do espaço público e de estimular o desenvolvimento sustentável da região. Durante o evento, moradores e empresas locais terão espaço para expor seus produtos e serviços, como gastronomia e artesanato, integrando o festival ao bairro do Poço da Panela.
- Leia também: Galo da Madrugada 2025 anuncia tema que homenageia tradições carnavalescas de Pernambuco
Com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, o Panela do Jazz é realizado com apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e da Secretaria de Cultura. O festival, que começou em 2018, já teve edições presenciais e virtuais.