Palavra Cifrada chega na segunda semana de programação em Afogados da Ingazeira

Participam desta edição nomes como o cantor Vertin Moura e os poetas Diomedes Mariano, Wellington Rocha, Elenilda Amaral e Erivoneide Amaral e Alexandre Morais.

Copia de Post 1170x630 Mosaico 6 fotos 2
(Divulgação)

Difundir a força da literatura pernambucana por todas as regiões do Estado é a proposta da terceira edição do Festival Palavra Cifrada, que depois de passar por Vitória de Santo Antão, aporta na cidade de Afogados da Ingazeira nesta terça-feira (20) e passará por Garanhuns e Recife. Com a ideia de transcender as páginas dos livros e explorar a palavra em suas diversas manifestações, o Palavra Cifrada celebra a força da literatura popular pernambucana no Sertão do Pajeú em Afogados.

Tradicional reduto da poesia oral do Estado, em Afogados da Ingazeira a programação está recheada de autores consagrados das várias gerações de poesia popular. Nomes como o cantor e ator Vertin Moura, os poetas Diomedes Mariano, Wellington Rocha, Elenilda Amaral e Erivoneide Amaral e Alexandre Morais. O projeto tem curadoria do escritor Sidney Rocha.

A programação começa às 9 horas na Escola Municipal Francisca Lira com a oficina A Língua do P – Pernambuco, Pajeú e Poesia ministrada pelo poeta Alexandre Morais, que propõe trabalhar a história, os territórios, os conceitos, as técnicas e as práticas da conhecida poesia popular nordestina – em especial o cordel e o repente.

Na parte da tarde, às 14h30, na mesma escola, o músico Vertin Moura ministra a oficina Corpo, Pensamento e Música, apresentando as bases da História da Filosofia de maneira criativa e espontânea a partir do estudo de si, de nosso corpo e do pensamento.

Encerrando o dia, às 20 horas no Cine Teatro São José, o recital de encerramento reúne quatro dos grandes nomes da poesia do Pajeú: Diomedes Mariano, Wellington Rocha , Elenilda Amaral e Erivoneide Amaral  para declamarem e performarem seus poemas e de outros autores, em uma celebração da poesia popular, que, na cidade, é até disciplina nas escolas.

Realizado pela produtora Nós Pós, sob a direção do produtor cultural Alexandre Melo e com a direção de produção de Hudson Walmir, o Festival Palavra Cifrada conta com incentivo do Funcultura, demonstrando o compromisso do Governo do Estado com a democratização do acesso à cultura e o incentivo à produção artística local.

Programação

AFOGADOS DA INGAZEIRA | 20/08 | TERÇA-FEIRA:

Oficina | A Língua do P – Pernambuco, Pajeú e Poesia| com Alexandre Morais

A oficina propõe trabalhar a história, os territórios, os conceitos, as técnicas e as práticas da conhecida poesia popular nordestina – em especial o cordel e o repente – de forma didática e atraente.

Horário: 9h | Local: Escola Municipal Francisca Lira

Oficina| Corpo, Pensamento e Música| com Vertin Moura

Partindo do estudo de si, de nosso corpo e pensamento (e da música), ele apresenta as bases da História da Filosofia de maneira criativa e espontânea.

Horário: 14h30 às 15h30 | Local: Escola Municipal Francisca Lira

Recital| (Sem título)| com Diomedes Mariano, Wellington Rocha , Elenilda Amaral e Erivoneide Amaral

Quatro dos principais nomes da poesia do Pajeú declamam e performam seus poemas e outros e de outros e outras, com destaque para a poesia popular

Horário: 20h | Local: Cine Teatro São José