Com a chegada do mês de abril e das comemorações da Páscoa, vem o retorno da Paixão de Cristo do Recife ao Marco Zero. Nos dias 7, 8 e 9 de abril, sempre a partir das 18h, um elenco de mais de 150 atores e figurantes recontará a história de Jesus.
A montagem é realizada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe). Escrita e dirigida por Carlos Carvalho, Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo vem neste ano com protagonistas negros e texto que costura célebres passagens bíblicas a referências à geopolítica mundial contemporânea.
A peça vem a ser apresentada diante de uma conjuntura mundial, de guerra, crise climática e extremismos políticos e religiosos. “Contar a história de Jesus nestes nossos conturbados tempos é, antes de tudo, um ato político. Precisa ser”, conclamou Carlos Carvalho. “O espetáculo propõe a quebra do modelo e da estética eurocêntrica, branca e hegemônica, para tratar das questões de raça e gênero, ainda tão atuais e urgentes”, completou o roteirista do espetáculo.
A 25ª edição da peça terá cenários modernos e não realistas, com estruturas e alicerces à mostra. Montada com grids de até cinco metros de altura, a cenografia, assinada por Cláudio Lira, será protagonizada por tecidos, que receberão projeções e luzes para compor as cenas. Duas mil cadeiras serão colocadas no Marco Zero.