A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quarta-feira (8) que o anúncio dos indicados ao Oscar 2025 será adiado em razão dos incêndios florestais que atingem Los Angeles, na Califórnia, desde terça-feira (7). O evento, que inicialmente estava programado para o dia 17 de janeiro, ocorrerá agora em 19 de janeiro, com o período de votação estendido até 14 de janeiro.
Apesar do adiamento, a cerimônia do Oscar, marcada para o dia 2 de março, permanece na data previamente agendada. A mudança foi comunicada aos membros da Academia, que receberam uma carta assinada pelo presidente-executivo Bill Kramer. No comunicado, a Academia expressou suas condolências às vítimas dos incêndios, destacando a preocupação com os membros da indústria cinematográfica afetados pela tragédia.
Entre os filmes que concorrem ao Oscar deste ano, Ainda Estou Aqui, do cineasta Walter Salles, foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. A produção tem ainda a atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro, como uma das possíveis indicadas à categoria de Melhor Atriz.
Em sua conta no Instagram, Fernanda Torres tranquilizou seus seguidores sobre sua segurança: “O ar de Los Angeles estava muito ruim. Viemos para um local seguro, totalmente fora do incêndio. Fiquem tranquilos, estou bem. Um abraço da Fernanda.”
Além disso, o Critics Choice Awards, que também seria realizado no próximo domingo (12) em Santa Monica, teve sua cerimônia adiada para 26 de janeiro. As produções brasileiras Ainda Estou Aqui e Senna estão entre as indicadas nas categorias de Melhor Filme e Melhor Série em Língua Não Estrangeira, respectivamente.
Os incêndios, que começaram após uma tempestade, resultaram em pelo menos três grandes focos de fogo em Los Angeles. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de desastre grave no estado da Califórnia.