Abrindo as comemorações dos 140 anos do “poeta do violão”, o Paço do Frevo recebe nesta quarta-feira (28), às 19h, o pré-lançamento do projeto João Pernambuco – Coração de Violão. O evento, que reunirá muita música e prosa, promoverá o lançamento do livro Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco – Uma Infinita Viagem, do jornalista José Leal, e uma apresentação da cantora mineira Glaucia Nasser, acompanhada de Rubem França no violão, que interpretará duas canções do músico, além de uma inédita, em homenagem ao artista. O acesso é gratuito.
João Pernambuco – Coração de Violão tem como objetivo manter viva a memória e o legado de João Pernambuco, aproximando música e história através de fatos incríveis do sertão e tendo a história do artista como grande fio condutor. Do livro de José Leal, nasce o desejo de reconciliar o poeta no presente com essa memória esquecida, proporcionando ao grande público o acesso a sua majestosa arte musical.
Após o evento de pré-lançamento, o projeto irá percorrer seis cidades do sertão pernambucano (Tacaratu, Inajá, Floresta, Petrolândia, Jatobá e São José do Egito), além de Recife, reconstruindo a trajetória do músico, para a criação de um produto audiovisual. A caravana vai promover rodas de diálogos, registros de histórias orais de familiares, depoimentos de músicos que tocaram com João Pernambuco e de violonistas intérpretes de suas canções.
O lançamento oficial do projeto, com a estreia do trabalho audiovisual, acontecerá em novembro, novamente no Paço do Frevo. A iniciativa é do Instituto de Arte Popular João Pernambuco e da Fundação Brasil Meu Amor.
Quem foi João Pernambuco
Ferreiro de profissão, violonista e compositor por vocação, João Teixeira Guimarães nasceu em Bebedouro de Jatobá, no sertão pernambucano. Em sua trajetória artística, criou obras com ricos desenhos melódicos e figuras rítmicas, movendo-se por belos caminhos harmônicos. Por essa razão, foi reconhecido como o autor instrumentista que compunha lindos poemas com notas musicais, o que lhe valeu o título de “poeta do violão”.
De espírito agregador e uma criativa energia coletiva, formou diversos grupos musicais, como o famoso Grupo Caxangá, conquistando imenso sucesso no período de 1913 a 1918, fazendo o sul e sudoeste do Brasil “pernambucarem”. João Pernambuco integrou o lendário grupo Os Oito Batutas e influenciou vários grupos musicais, consagrando-se como precursor da difusão da música nordestina nos variados recantos do Brasil.