As cidades de Brejinho e Tuparetama, no Sertão do Pajeú, serão as próximas a receber o projeto Ciclo do Cordel, que oferecerá oficinas gratuitas entre os dias 18 e 22 de novembro. Com carga horária total de 40 horas, as aulas são direcionadas a alunos da rede pública e serão ministradas por seis profissionais: Natália Oliveira, Carla Santana, Francisca Araújo, Thaynnara Queiroz, Luna Vitrolira e Nilson Gonçalves.
- Leia também: Festival Recife do Teatro Nacional divulga programação com espetáculos e atividades formativas
As oficinas ocorrerão na Escola São Sebastião, em Brejinho, das 18h30 às 21h30, e na Eref Ernesto de Souza Leite, em Tuparetama, das 14h às 17h. Idealizado por Luna Vitrolira e proposto por Francisca Araújo ao Funcultura, o projeto já passou por outras cidades da região e busca não apenas incentivar a produção literária, mas também explorar o cordel como ferramenta multidisciplinar, abordando temas como química e matemática.
“O projeto busca refletir a importância da literatura popular em suas múltiplas dimensões. Observamos que ele impacta diretamente a criatividade e o senso crítico das alunas e alunos”, descreve Carla Santana.
A culminância do projeto será um sarau online, aberto ao público, no dia 24 de novembro, às 19h, pelo canal oficial do Clube do Cordel no YouTube. O evento reunirá os cordelistas formados nesta etapa para apresentar suas produções.