Oficina Francisco Brennand encerra julho com entrada gratuita para motoristas e vivência com ceramistas quilombolas

Programação especial marca o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia do Motorista com ações gratuitas nos dias 25 e 26 de julho

Copia de Imagem post padrao 3 4
Foto: Hannah Carvalho/Divulgação.

Na última semana de julho, a Oficina Francisco Brennand promove uma programação especial voltada para o reconhecimento de saberes ancestrais e de profissionais da mobilidade urbana. Nos dias 25 e 26, o museu-ateliê realiza ações gratuitas em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia do Motorista, ambos comemorados em 25 de julho.

A programação inclui a 19ª edição da atividade Imersão, com o tema Saberes, Territórios e Produção Cerâmica, conduzida pelas ceramistas Maria da Paz de Jesus e Lucileide de Jesus, oriundas do território quilombola de Itamatatiua, no Maranhão. As artistas participam da exposição Cosmo/Chão, atualmente em cartaz na Oficina, e compartilharão seus conhecimentos em atividades voltadas ao diálogo entre ancestralidade, território e cerâmica.

A imersão será dividida em três momentos: uma visita mediada à mostra e ao acervo do museu na manhã do dia 25, seguida de uma roda de conversa com ceramistas e mestres oleiros da Oficina no turno da tarde. No sábado (26), ocorre uma oficina prática de modelagem em barro, ministrada pelas convidadas. A participação é gratuita, mediante inscrição disponível no perfil do museu no Instagram (@oficinafranciscobrennand), e está sujeita à lotação.

IMG 8390
Foto: Hannah Carvalho/Divulgação.

Simultaneamente, a Oficina oferecerá entrada gratuita para motoristas e entregadores da Região Metropolitana do Recife, mediante apresentação de documento ou identificação profissional. A medida contempla motoristas de ônibus, vans e táxis (incluindo por aplicativos), além de entregadores, e se estende a um acompanhante. A gratuidade vale para os dois dias de programação.

A iniciativa faz parte das ações do museu-ateliê para promover o acesso à cultura e fortalecer conexões entre arte, território e memória. Além da programação especial, a Oficina Francisco Brennand mantém seu programa de visitas mediadas para grupos escolares e não escolares ao longo do ano. O agendamento é gratuito, enquanto os ingressos seguem com valor regular. As atividades ocorrem às quartas e sextas-feiras, às 9h30 e 14h30, e aos sábados, às 14h30.

Serviço:
Imersão – Saberes, Territórios e Produção Cerâmica
Quando: 25 e 26 de julho
Horário: das 9h30 às 16h30
Local: Oficina Francisco Brennand – Várzea, Recife (PE)
Gratuito | Inscrições

Entrada gratuita para motoristas e entregadores
Quando: 25 e 26 de julho