Mais de 250 artistas se inscreveram para participar do ViradaOcupação, um ato que protesta contra o fechamento de escolas em São Paulo e o tratamento do governador Geraldo Alckmin e da Polícia Militar com os jovens das escolas ocupadas.
Criolo, Paulo Miklos, Maria Gadú e Edgard Scandurra já estão confirmados. Os shows devem acontecer em duas escolas, ainda a serem definidas. Ainda estão previstas outras atividades culturais, que incluem cinema e artes plásticas.
O movimento MinhaSampa fez a convocação dos artistas para esta virada, que deve acontecer em São Paulo entre os dias 6 e 7 (e talvez 8) de dezembro. “Sabemos que em momentos históricos, os artistas surgem como figuras poderosas para representar uma causa de milhares de vozes ignoradas”, diz o movimento.
“Esse é o momento de mostrar aos secundaristas que estamos do lado deles e que não vamos aceitar nem o fechamento das escolas nem ameaças contra os estudantes”. A rede Minha Sampa também está recrutando pessoas para ajudar na organização e na cobertura.
“Reorganização”
Os estudantes foram às ruas de São Paulo nesta segunda (1º) depois que vazou uma fala do secretário Herman Voowald, onde ele “declarava guerra às ocupações de escolas e paralisações“. Cerca de 30 estudantes colocaram mesas e cadeiras nas pistas da Marginal Tietê no sentido Castelo Branco.
#Brazil: At least four students were arrested in #SaoPaulo after the crackdown. #OcupaEscola #ReorganizaçãoNão pic.twitter.com/w2uazOBBQw
— ubique (@PersonalEscrito) December 2, 2015
Os jovens retornaram com mesas e cadeiras nessa terça (2), novamente na Marginal. A polícia atacou os manifestantes com bomba de gás lacrimogênio e prendeu quatro pessoas – duas delas jovens adolescentes.
O número de escolas ocupadas chegou a 200. Os estudantes protestam contra a reorganização que planeja fechar até 90 unidades de ensino no Estado de São Paulo.
Veja o áudio divulgado pelos Jornalistas Livres: