A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), realizam nesta quinta-feira (14) o lançamento das obras vencedoras do VIII Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. O evento, aberto ao público, será realizado às 17h, na galeria do Museu do Estado de Pernambuco, em Recife.
- Leia também: Prêmio São Paulo de Literatura: Luciany Aparecida e Eliane Marques são as vencedoras da 17ª edição
Criado em 2013 e renomeado em 2018 em homenagem ao dramaturgo e crítico literário Hermilo Borba Filho, o prêmio tem como objetivo fomentar a produção literária no Estado e ampliar a visibilidade de escritores pernambucanos. A edição de 2022 recebeu 109 inscrições de todas as regiões de Pernambuco: 71 da Região Metropolitana do Recife, 21 do Agreste, 10 do Sertão e 7 da Zona da Mata.
As obras contempladas nesta edição foram Maracujá Interrompida, de Luís Osete; Salas brancas com cheiro de éter não me permitem sentir cheiro de gente, de Thiago Medeiros; Da boca pra fora, de José Juva; e O livro dos sussurros, de Philippe Wollney. Cada autor recebeu um prêmio de R$ 18 mil, com exceção de Luís Osete, vencedor do Grande Prêmio, que recebeu um total de R$ 36 mil. Além da premiação em dinheiro, as obras foram publicadas pela Cepe Editora.
Maracujá Interrompida marca a estreia literária de Luís Osete, natural de Cardeal da Silva (BA) e residente em Petrolina (PE), que atualmente cursa doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Thiago Medeiros, autor de Salas brancas com cheiro de éter não me permitem sentir cheiro de gente, é natural de Caruaru e conta com obras que exploram questões de identidade e memória. José Juva, com Da boca pra fora, é poeta, professor e doutor em Teoria da Literatura pela UFPE. Philippe Wollney, autor de O livro dos sussurros, é de Goiana e possui uma trajetória como poeta e editor.
Cada obra vencedora teve tiragem de 800 exemplares, com exceção do Grande Prêmio, que recebeu tiragem de 1.000 exemplares. A iniciativa é aberta a escritores pernambucanos ou residentes no Estado há pelo menos um ano, com idade mínima de 18 anos.
A publicação do resultado final deve acontecer no próximo dia 22 de novembro no Mapa Cultural.
Serviço:
Lançamento das obras vencedoras do VIII Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura
Data: Quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Horário: 17h
Local: galeria do Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças | Recife)