Obra de Levi Sabarre, “Dante, Damian e Pascal” aborda diversidade familiar nas HQs

Obra de Levi Sabarre retrata com humor e sensibilidade o cotidiano de um casal gay e sua gata de estimação, abordando temas como LGBTfobia e diversidade familiar

Copia de Imagem post padrao 1 18
Foto: Divulgação.

Dante, Damian e Pascal, a gata-vira-lata é a primeira história em quadrinhos publicada no Brasil com foco na dupla parentalidade. Sucesso nas Filipinas, a obra do quadrinista Levi Sabarre chega ao país em edição da Bebel Books, com tradução de Lívia Aguiar.

A HQ retrata o cotidiano de um casal gay e sua gata de estimação, Pascal, em situações que envolvem humor, afeto e temas sensíveis, como LGBTfobia, cultura do estupro e a ascensão da extrema direita. Originalmente publicada no Instagram em 2018, a série de tirinhas ganhou popularidade nas redes e foi reunida em livro pelo coletivo de quadrinhos Komiket em 2022. A publicação brasileira conta com apoio do Programa Filipino de Subsídios de Tradução para Editoras Estrangeiras (PhlGoH2025).

O autor da obra, Levi Sabarre, define-se como quadrinista autodidata e gay orgulhoso. Sobre a motivação do projeto, afirma: “Eu fiz Dante, Damian e Pascal na esperança de mostrar para o público que todo mundo merece aceitação e merece ser amado. O quadrinho mostra que as pessoas LGBTQIA+ são como todas as outras e torço por um futuro em que todos os tipos de famílias sejam reconhecidas e aceitas.”

dandampas divulgacao 2
Foto: Divulgação.

A narrativa é centrada em Dante, um segurança particular romântico e medroso; Damian, motorista de triciclo responsável pelos cuidados com a casa; e Pascal, uma gata vira-lata tricolor que fala, anda sobre duas patas e é tratada como filha. Apesar do tom leve, a HQ propõe reflexões sobre a diversidade familiar e os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+.

A edição brasileira inclui depoimentos de apoiadores da obra, como o ator e produtor de conteúdo Seh Marques. Ele afirma: “O cotidiano é onde o amor floresce. Num mundo que ainda questiona nossas famílias, este livro mostra que viver – e ser visto – é também uma forma de resistência. Que bom poder ser abraçado por Dante, Damian e Pascal e me sentir possível! Com humor e afeto, eles fizeram com que eu me sentisse em casa, tornando este livro um verdadeiro refúgio para dias nublados.”

A editora Bebel Abreu destaca a identificação da Bebel Books com a proposta do autor e do coletivo filipino. “O trabalho que a Komiket realiza nas Filipinas de lançar luz sobre questões importantes de nosso tempo – como o respeito a todas as formas de amar – nos aproxima demais, pois é a mesma missão da Bebel Books. Conhecer esta família linda esquentou meu coração e estou muito feliz em apresentá-la ao Brasil, justamente no Mês do Orgulho e num evento brilhante como a Poc Con.”

DANDAMPAS capa fundo colorido
Foto: Divulgação.

Nas Filipinas, onde cerca de 80% da população é católica, a homoafetividade é tolerada, mas não plenamente aceita. O casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais LGBTQIA+ ainda não são garantidos por lei. Nesse contexto, a publicação da HQ adquire contornos de resistência. No Brasil, apesar de avanços legais no reconhecimento de diferentes configurações familiares, a presença de representações positivas da dupla parentalidade ainda é limitada.

Com 124 páginas coloridas, Dante, Damian e Pascal, a gata-vira-lata está à venda no site da editora Bebel Books pelo valor de R$ 68,00.