Na reestreia do programa O Grito! FM, na Universitária FM 99,9Mhz, conversamos sobre o protagonismo feminino em um momento de grave ameaça aos direitos das mulheres. Vivendo na era Trump e sob o governo Temer pós-golpe, coletivos de mulheres espalhados pelo mundo estão na dianteira do revide necessário às ações antidemocráticas desses políticos.
Conversamos nesse episódio com Joana Pires, integrante do Deixa Ela Em Paz e Juliana Cesar, advogada e parte da ONG Gestos, que trabalha com questões de gênero.
Recentemente a Women’s March reuniu milhões de pessoas um dia depois da posse do presidente eleito dos EUA. Aqui no Brasil articulações planejam diversos atos ao longo do ano e no 8 de março haverá a paralisação das mulheres.
Juliana e Joana comentaram desses assuntos e ainda debateram os desafios do feminismo hoje, como o envolvimento de mulheres da periferia e do interior. Teve também muita música, como o funk ativista de MC Linn da Quebrada.
A edição é de Edilson Lima, apresentação e redação de Paulo Floro, Fernando de Albuquerque e Alexandre Figueirôa. A gravação acontece no Estúdio Phono, em Casa Amarela.