O Grito! participa de mesa sobre jornalismo cultural no Congresso da Abraji

O evento acontece na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, até domingo (2)

abrajio23

A Revista O Grito! participa do Congresso da Abraji (Associação Brasileiro de Jornalismo Investigativo), que acontece em São Paulo. O nosso editor-executivo Alexandre Figueirôa participa de uma mesa sobre jornalismo cultural neste sábado (1º).

Participam da mesa também Adriana Couto, apresentadora do programa Metropolis da TV Cultura e Silas Marti, editor da Ilustrada da Folha de São Paulo. A mediação é de Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um.

Veja a sinopse da mesa: O que se convencionou chamar de jornalismo cultural enfrenta hoje novos desafios. Além das edições impressas ou on-line dos veículos tradicionais, há uma proliferação de sites, blogs e vlogs que se apresentam como espaços de difusão cultural. A questão que se coloca, no entanto, é: que jornalismo cultural está sendo feito na atualidade? As coberturas dos campos da produção artística e cultural estão abordando temas essenciais à sociedade? Elas estão propondo inovações da linguagem ou simplesmente reproduzem o que já era feito anteriormente? Há espaço para a diversidade de gênero e raça na produção dos conteúdos? Os convidados também discutem se essas coberturas estão contribuindo para construir uma massa crítica sobre a arte que produzimos e se há esforços para o acompanhamento das políticas públicas voltadas para a cultura, além de questionamentos sobre o papel e as ações dos agentes culturais.

Este é o 18º Congresso da Abraji, que este ano homenageia o jornalista Caco Barcellos (TV Globo). O evento acontece na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, até domingo (2). Parte da programação também está sendo transmitida online para os inscritos.

abraji