O Grito! lança nova editoria para cobrir pautas no Interior de Pernambuco

O novo espaço terá uma homepage própria e sub-seções com matérias da Zona da Mata, Agreste e Sertão

OG interior arte 02f

Não é novidade que Pernambuco é detentor de uma grande diversidade cultural em todas as expressões artísticas em suas variadas formas e gêneros. Aqui, encontramos artistas da cultura popular ligados ao folclore, da cultura erudita e da cultura pop, esta última, acentuada nas últimas décadas, com a emergência de movimentos que mesclam os ritmos e linguagens tradicionais com o contemporâneo. 

Todavia, a circulação massiva e difusão dessa produção artística está, quase sempre, vinculada à cidade do Recife, pela sua relevância como polo cultural regional e nacional. Hoje, cidades como Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, entre outras, se tornaram centros importantes de produção cultural, no entanto, os eventos mais divulgados pela mídia continuam sendo os ligados a festejos como o Carnaval e o São João ou grandes promoções oficiais a exemplo do Festival de Inverno de Garanhuns.

Alguns festivais – de poesia e violeiros (São José do Egito), de dança (Coco Raízes, Arcoverde) de cinema (Belo Jardim e Triunfo), entre outros – até conseguem algum destaque, mas os artistas locais – sobretudo, os que estão no início de carreira – não ganham a dimensão merecida ficando, muitas vezes, conhecidos apenas em suas comunidades. 

Dar visibilidade aos protagonistas da cena artística das cidades do interior, usando como ferramenta os meios digitais de modo a ampliar o alcance dessa produção é o desafio que a Revista O Grito!, com apoio do Funcultura, lança agora com a editoria O Grito! Interior. Um espaço para, através de reportagens e coberturas especiais, trazer para o nosso convívio as novidades e inquietações artísticas da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão.

A editoria terá uma página própria (revistaogrito.com/interior) e seções divididas por macrorregiões: Sertão, Agreste e Zona da Mata. Estamos animados e já começamos com duas matérias arretadas realizadas pelos nossos colaboradores, os jornalistas Léo Lemos e Yuri Eusébio. Boa leitura!  

Alexandre Figueirôa e Paulo Floro – Editores