No Céu da Pátria nesse Instante é o novo documentário da diretora Sandra Kogut. Filmado durante 2022, o longa acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral, que, posteriormente, culminaram no 8 de janeiro, quando terroristas invadiram as sedes dos Três Poderes na capital federal. A estreia acontece neste domingo (10), às 21h, no Cine Brasília, pela mostra competitiva do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
“Sentia muita necessidade de registrar esse momento, fazer um arquivo do presente. Sabia que era um momento importante para nós brasileiros com tanta coisa séria em jogo”, define a cineasta. Segundo ela, porém, a produção não aborda apenas as eleições e fala “também sobre todo o medo e tensão que estavam contidos naquele momento, as realidades paralelas, fake news.”
O filme traz uma série de personagens espalhadas por várias cidades e de diferentes pontos do espectro político. A intenção da diretora foi retratar como essas figuras, que fazem parte de maneiras diferentes do processo, mas nem sempre estão no centro das atenções, observaram e lidaram com as dificuldades, angústias e ansiedades daquele ano eleitoral.
O longa é uma produção da Ocean Films, Marola Filmes, Kiwi Produções, em co-produção com Globo News, Globo Filmes e Canal Brasil. A distribuição é da O2Play.