Um novo box com romances de Ariano Suassuna (1927-2014) acaba de ser lançado em todo o país pela editora Nova Fronteira. A publicação eterniza os dois volumes de História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão: Romance Armorial e Novela Romançal Brasileira e traz uma reunião inédita de folhetins publicados pelo paraibano no jornal Diário de Pernambuco ao longo da década de 1970.
Na obra, Suassuna dá sequência à narrativa de Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, o Quaderna, personagem-narrador do Romance d’A Pedra do Reino. Quaderna conta a sua infância no sertão da Paraíba e aprofunda a dimensão mítica do seu relato, investindo na criação de uma mitologia brasileira, sobretudo a partir dos mitos de origem indígena e africana.
Com fixação de texto e apresentação de Carlos Newton Júnior e ilustrações de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, o romance é composto pelos volumes: Ao Sol da Onça Caetana e As Infâncias de Quaderna. Esta segunda parte, publicada originalmente no jornal pernambucano, sai agora pela primeira vez em livro e recebeu acréscimos do autor, deixados em manuscrito e datiloscrito, somente agora inseridos no conjunto do romance.
História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão chega aos leitores em acabamento premium, capa dura e páginas propositalmente em papel branco, em referência e reverência à literatura de cordel. Este é o quarto box com romances de Suassuna organizado e publicado pela Nova Fronteira. A obra está disponível nas livrarias e sites.