A cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, sedia entre os dias 1º e 3 de agosto o 1º Festival de Cultura: Viva o Maracatu, em comemoração ao Dia Nacional do Maracatu Rural, celebrado em 1º de agosto. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, com apoio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Governo do Estado.
- Leia também: Festival Pernambuco Meu País traz brega, samba e forró com Pablo, Xande e Mastruz com Leite
Reconhecida como a capital do maracatu rural, Nazaré da Mata propõe com o festival um novo espaço para valorização das tradições populares, reunindo apresentações culturais, cortejos e encontros de maracatus. A programação será realizada no Parque dos Lanceiros e tem acesso gratuito para todos os públicos.
De acordo com a prefeita Adriana Andrade Lima, o festival inaugura uma nova etapa na política cultural do município. “Estamos inaugurando um novo tempo para Nazaré da Mata. O Viva o Maracatu é um presente para o nosso povo e uma vitrine para mostrar ao Brasil a riqueza da nossa cultura”, afirmou.
A abertura do evento será marcada pelo desfile inédito do Homem da Meia Noite, tradicional calunga do carnaval de Olinda, que se apresenta pela primeira vez em Nazaré da Mata, acompanhado por grupos de maracatu rural. O cortejo sairá às 23h do Parque dos Lanceiros, segue até a Catedral e retorna, em um encontro simbólico de duas manifestações culturais pernambucanas.
O secretário municipal de Cultura, Washington Dario, destaca a intenção de inserir o festival de forma permanente no calendário da cidade. “A expectativa é que o Viva o Maracatu se consolide como o segundo maior evento da cidade, logo após o carnaval, pelo impacto cultural e turístico que representa”, declarou.
Além do desfile, o festival contará com a apresentação de 19 grupos de maracatu, além de shows de coco, ciranda e orquestra. O maracatu rural, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, reúne música, dança e poesia, tendo no caboclo de lança uma de suas figuras mais emblemáticas. O evento também contribui para o fortalecimento da economia criativa local, com impacto direto sobre grupos, mestres e comunidades envolvidas com a tradição.
“Estamos animados em tão pouco tempo à frente da gestão, poder construir com a nossa cultura popular. Sabemos do desafio diário de se fazer cultura em nosso país, mas não abrimos mais de valorizar a nossa identidade cultural do nosso povo, nossa gente”, concluiu a prefeita.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (1º/8)
20h: Coco da Mata
21h: Ciranda Bela Vista
22h: Maracatu Águia Misteriosa
23h: Cortejo do Homem da Meia Noite com maracatus
Sábado (2/8)
Cortejo e apresentações, a partir das 19h:
Maracatu Coração Nazareno, Águia Dourada, Leão Formoso, Leão de Ouro, Cambinda Brasileira, Leão Tucano, Leão da Boa Vista, Estrela da Tarde
00h: Orquestra Zezé Correia
Domingo (3/8)
Cortejo e apresentações, a partir das 16h:
Maracatu Mirim Sonho de Criança, Estrela Brilhante, Leão Misterioso, Águia de Ouro, Leão Faceiro, Cambinda Nova, Leão Dourado, Leão Africano, Beija-Flor
1h30: Atração especial


