O espetáculo, produzido pelo projeto Aria Social, chega ao Teatro Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira (Sesc Goiana) nos dias 23 e 24 de agosto, celebrando a vida e a obra do compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba. A montagem, que passou por Campina Grande e Fortaleza (onde foi assistida por cerca de três mil espectadores), reúne desde 2022 mais de 30 mil pessoas.
Em cena, 45 bailarinos-cantores e 19 músicos de câmara percorrem momentos da trajetória do autor de clássicos do frevo-canção, com arranjos que também visitam samba, maracatu, valsa e composições de repertório erudito. A direção geral é da bailarina Cecília Brennand, com proposta de integrar diferentes linguagens cênicas. “Ver esse projeto chegando a uma nova cidade pernambucana é uma realização muito especial para toda a nossa equipe”, afirma. A diretora acrescenta: “Para nós, é uma oportunidade maravilhosa compartilhar as diversas facetas de Capiba, que é um autêntico patrimônio musical. Estamos felizes em promover essa homenagem à cultura pernambucana e ao talento desse artista, levando emoção, história e arte para mais pessoas.”

A concepção artística e a coreografia são assinadas por Ana Emília Freire, que destaca o estudo da personalidade e do percurso musical do compositor. “Capiba é um verdadeiro Villa-Lobos pernambucano que o Brasil precisa conhecer! Apesar de sua figura tímida e melancólica, ele foi capaz de arrastar multidões nos carnavais pernambucanos, tornando-se um músico atemporal, cuja obra continua a ressoar através das décadas”, afirma. Segundo a diretora, o processo criativo incorporou referências do cinema mudo e a familiaridade do músico com instrumentos de sopro desde a infância.
“Não foi apenas a intimidade com os instrumentos de sopro, que Capiba tinha desde criança, que me motivou artisticamente a iniciar o roteiro do musical. Perguntei-me: que olhar Capiba tinha ao adentrar nas emoções dos artistas nas telas do cinema mudo e depois improvisar suas harmonias no piano? Por esse motivo, o musical abraça várias linguagens artísticas”, explica.
Ela complementa: “O tempo e o percurso musical do compositor são as chaves do espetáculo, transitando do preto e branco das velhas fotografias às cores vibrantes da bandeira pernambucana. A sua jornada é entrelaçada com a história cultural de Pernambuco, mostrando como suas composições influenciaram e foram influenciadas pelo cenário ao seu redor. O espetáculo não só celebra a música de Capiba, mas também convida o público a vivenciar a energia e a paixão que ele infundiu em cada uma de suas notas, transformando o palco em uma verdadeira festa de sons, cores e emoções.”

A direção musical e os arranjos são de Rosemary Oliveira, que também responde pela regência. Ela ressalta a presença da Missa Armorial no repertório e o diálogo com o Movimento Armorial idealizado por Ariano Suassuna. “A grandeza do Movimento Armorial idealizado por Ariano Suassuna é muito bem representada por Capiba. Readaptar essa peça foi um grande desafio, pois buscamos manter suas características e os sentimentos do compositor, no momento de criação”, afirma.
O figurino, a cargo de Beth Gaudêncio, busca traduzir musicalmente a paleta e as formas da encenação. “A inspiração para as minhas criações é a música de Capiba, que representa o sentimento. Quando escuto a melodia, ela já traz a cor, a textura e o volume das roupas, facilitando meu processo criativo”, conta.
O projeto reúne ainda direção audiovisual e videografia de Max Levay e Ana Emília Freire, direção teatral de Tuca Andrada, design de luz e operação de Cleison Ramos e design de som e operação de Isabel Brito.
Serviço:
CAPIBA, pelas ruas eu vou
Onde: Teatro Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira – Sesc Goiana
Endereço: Rua do Arame, s/n, Centro, Goiana – PE
Datas e horários:
23 de agosto de 2025, às 19h
24 de agosto de 2025, às 17h
Ingressos aqui


