O longa-metragem Motel Destino, dirigido por Karim Aïnouz, estreia nacionalmente nesta quinta-feira (22), em mais de 150 salas de cinema em todo o Brasil. O filme, que teve sua première mundial na competição oficial do Festival de Cannes em maio deste ano, também foi exibido em Fortaleza, cidade natal do diretor.
- Leia também: “Motel Destino”, novo filme de Karim Aïnouz, recebe ovação na première mundial em Cannes
O thriller erótico é protagonizado por Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. Este é o primeiro filme de Aïnouz rodado integralmente no Ceará desde O Céu de Suely, lançado em 2006. A produção é uma colaboração entre Cinema Inflamável e Gullane, com coprodução internacional da Maneki Films (França), The Match Factory (Alemanha), Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (Reino Unido). No Brasil, o filme será distribuído pela Pandora Filmes e Gullane+.
O enredo de Motel Destino gira em torno de um jovem em fuga e uma mulher em um relacionamento abusivo, com o motel à beira da estrada servindo como cenário central da trama. “Depois de tantos anos longe do Brasil, ainda mais tempo longe do Ceará, colocar esse filme no mundo é, para mim, uma felicidade imensa. Os últimos anos foram muito difíceis, em que sobrevivemos a uma pandemia e um governo fascista. Motel Destino é uma ode ao desejo como motor da vida”, afirmou o diretor.
“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. Motel é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, complementou o diretor.
A equipe técnica do longa inclui a diretora de fotografia Hélène Louvart, a montadora Nelly Quettier e o diretor de arte Marcos Pedroso. A produção executiva é assinada por Janaina Bernardes, Fabiano Gullane e Caio Gullane.
A estreia de Motel Destino marca um retorno significativo para Aïnouz ao cenário cinematográfico cearense. No segundo semestre de 2024, o diretor dará início às filmagens de Rosebushpruning, seu segundo longa em inglês. O filme também será exibido na programação especial do aniversário de 11 anos da Porto Iracema das Artes, escola onde o projeto começou.
Confira o trailer: