A terceira edição da Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú está com inscrições abertas para produtores e cineastas de todo o Brasil que desejem exibir suas obras no evento. O período para enviar as produções vai de 24 de julho a 10 de agosto, através do formulário disponível online.
- Leia também: Abertura do Cine PE emociona com homenagem para Tânia Alves e estreia de novo longa de Guel Arraes
Este ano, a mostra não se limitará a exibições de filmes, abrangendo também uma série de ações formativas e de cunho ambiental. Entre as atividades, destacam-se a plantação de árvores em Afogados da Ingazeira, sede da mostra, e a realização de oficinas e debates sobre elaboração de projetos e documentários em escolas públicas.
Patrocinado pelo Banco do Nordeste e incentivado pela Lei Rouanet e Ministério da Cultura (Minc), o evento visa refletir sobre o cinema e o audiovisual, promovendo temáticas como empoderamento feminino, combate à intolerância religiosa e ao racismo, além de destacar os debates da comunidade LGBTQIAPN+.
As exibições ocorrerão no Cine São José, um dos poucos cinemas de rua em funcionamento em Pernambuco, de 16 a 19 de setembro. A mostra, organizada pela Xerém Produções e pelo Grupo LGBTQIAPN+ Filhes do Pajeú, com produção da Sagaz Produções e apoio da Pajeú Filmes, oferecerá todas as atividades gratuitamente.
“É importante destacar que a consolidação da mostra vem em um momento que a gente reafirma esse evento como uma plataforma para fortalecer pessoas LGBTQIAPN+, sejam essas pessoas os realizadores, sejam essas pessoas parte de nossa equipe”, destaca Lúciio Vinícius, diretor da Xerém Produções.
Além das exibições de filmes, a programação incluirá apresentações artísticas e debates com realizadores, promovendo um ambiente de reflexão e troca de experiências. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no Instagram da mostra.