Mostra Audiovisual Santa-cruzense chega à segunda edição com foco na produção independente

Programação inclui obras de realizadores locais e homenageia o cineasta Carlos Mosca

Copia de Imagem post padrao 12
Foto: Divulgação.

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, recebe nos dias 13 e 14 de maio a segunda edição da Mostra Audiovisual Santa-cruzense (MASC). O evento será realizado no auditório do Moda Center Santa Cruz, com entrada gratuita e programação aberta ao público.

Com o objetivo de fortalecer a produção audiovisual independente e estimular o intercâmbio cultural entre realizadores da região, a MASC apresenta uma programação diversificada, composta por curtas de ficção, documentários, animações, videoclipes e webséries, além de promover debates entre cineastas, produtores e estudantes.

A edição deste ano presta homenagem ao cineasta e artista visual Carlos Mosca, considerado um dos nomes mais ativos da cena audiovisual local. Diversas obras do diretor serão exibidas em sessões especiais, incluindo a estreia do curta de ficção Valéria de Roma.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e financiamento dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Programação

Na terça-feira (13), a Mostra tem início às 14h com a Sessão Cine Santa Cruz, que reúne obras como O Brilho Cega, de Carlos Mosca; o vídeo-carta Do Campo à Cidade, de Luiza Melo (Bezerros); e os documentários Drag é Poder, de João Rocha, e No Rastro das Travessias, de Igor José (Toritama). A sessão também inclui videoclipes e outras produções ficcionais de realizadores locais.

A partir das 18h30, a Sessão Carlos Mosca apresenta um panorama da obra do homenageado, com títulos como Babau – O Sanfoneiro Sonhador, Antes do Café, Comadre Florzinha e a estreia de Valéria de Roma. A sessão inclui ainda trabalhos de outros artistas da região, como a animação Peixinho, de Edson Germinio (Jataúba).

Na quarta-feira (14), a Sessão Cine Bandeirantes começa às 14h com a exibição de documentários como O Carnaval é de Pelé, de Dani Leite (Caruaru), Mulheres Linhas e Conexões, de Karol Diniz, e Mulheres que Voam, de Robinson Santos. A sessão também contempla produções musicais e a segunda temporada da websérie Mãos dos Sabores, de Virgínia Guimarães.

Encerrando a programação, a Sessão Cine Marisa Neves, às 18h30, reúne produções como Sai Pra Lá Abacaxi Que Eu Comi Leite, de Márcio Maracajá, Sinésio – Da Magana a Santa Cruz, de Yngrid Souza, além de videoclipes e curtas de ficção e animação, incluindo Onde Cabe em Nós, de Ana Carolina (Bezerros), e Comadre Florzinha, de Carlos Mosca.