Mostra Ambiental de Cinema do Recife oferece programação gratuita com debates e exibições

Evento traz filmes e discussões sobre preservação e mudanças climáticas

Copia de Imagem post padrao 14
"Os Sonhos de Pepe" integra a programação. (Foto: Divulgação.)

A 9ª edição da MARÉ – Mostra Ambiental de Cinema do Recife começou na última segunda-feira (11) e segue até o dia 26 de novembro. Com programação gratuita, o evento acontece em locais como o Teatro do Parque, Cine UFPE, Bar Super 8 e Armazém do Campo. Neste ano, a mostra terá também sessões em Portugal, na Cidade do Porto, entre os dias 24 e 26 de novembro.

A MARÉ exibe 46 filmes, entre curtas e longas-metragens, com sessões presenciais e online. A abertura, no Teatro do Parque, apresentou os filmes Quatro Pontes, de Tábata Morais, e A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.

Outros destaques incluem Os Sonhos de Pepe, sobre o ex-presidente uruguaio José MujicaÁgua Capital, de Marcelo Pedroso; e A Transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, que aborda a trajetória de um líder indígena.

A MARÉ também promove oficinas em centros comunitários do Recife, como o Compaz Leda Alves e o Compaz Dom Helder Câmara. Jovens participantes produzem curtas-metragens com temáticas ambientais nas oficinas Da Poesia ao Vídeo e O Mundo e o Minuto.

Entre os dias 19 e 21 de novembro, o Seminário Maré + Toró, realizado online, abordará temas como microplásticos, cidades sustentáveis e direitos culturais, com a participação de especialistas do Brasil e de outros países. Na Cidade do Porto, a mostra exibirá filmes como Mulheres na Conservação e Marginal. Também está prevista uma oficina de cinema de animação com foco em questões ambientais.

A MARÉ é organizada pela Bonsucesso Cultura e Comunicação, com apoio da Lei Aldir Blanc, Caixa Econômica Federal e Funarte. A programação completa está disponível no site oficial do evento.