Morre Ziraldo, um dos mais importantes cartunistas do Brasil, aos 91 anos

Ele foi voz importante contra a ditadura militar e fez enorme sucesso com a literatura infantil

IMG 6237


O cartunista Ziraldo morreu na tarde deste sábado (6), aos 91 anos. A informação foi confirmada por sua família ao G1.  Ele estava em sua casa na Zona Sul do Rio de Janeiro e faleceu dormindo. 

Ziraldo foi criador do famoso personagem Menino Maluquinho e um dos fundadores do jornal O Pasquim. Ele também foi voz importante contra a ditadura militar no Brasil e a favor da democracia. 

Nascido Ziraldo Alves Pinto, em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais, ele iniciou a carreira em 1950 na revista Era Uma Vez…. e logo em seguida passou a ter uma página no jornal A Folha de Minas. Formou-se em Direito em 1957 na Faculdade de Direito de Minas. 

IMG 6236

Ziraldo foi um nome engajado na luta pela democracia. Sua atuação n’O Pasquim incomodou bastante o regime militar e por isso, chegou a ser preso logo após a decretação do AI-5, o período mais duro da ditadura. Sua atuação política continuou nos anos seguintes, sendo o autor filiado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro) e, mais tarde, ao PSOL (Partido Socialista Brasileiro), sem, no entanto, exercer nenhum cargo público. Ziraldo declarou apoio ao PT (Partido dos Trabalhadores) nas últimas eleições.

Em  1969 publicou seu primeiro livro infantil, FLICTS, hoje um clássico e passou a ser dedicar inteiramente à literatura infanto-juvenil a partir de 1976. O Menino Maluquinho, seu maior sucesso, saiu em 1980. O personagem virou filme, com enorme sucesso de bilheteria e foi traduzido para mais de dez idiomas. O Bichinho da Maçã (1982) foi outro grande sucesso na seara infantil.

Erramos: Uma versão anterior desse texto informava erroneamente o nome de alguns personagens de Ziraldo. O texto foi corrigido e adicionamos mais informações de sua carreira.