Morre Preta Gil, cantora e empresária, aos 50 anos

A artista lutava contra um câncer desde 2023 e estava nos EUA onde realizava tratamento experimental

donata meirelles preta gil 17dez21 divulgacao
Foto: Alex Santana/Wikimedia Commons/Music2Mynd.

A cantora, empresária, compositora, atriz e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após complicações decorrentes de um câncer. Ela estava realizando um tratamento experimental nos EUA. A morte foi confirmada pela assessoria da artista.

Preta Gil começou a carreira como produtora e publicitária, mas decidiu investir na carreira musical aos 28 anos. Ela lançou o primeiro álbum, Prêt-à-Porter em 2003, que trazia o hit “Sinais de Fogo”, composição de Ana Carolina e Totonto Villeroy. A capa causou comoção por trazer Preta nua em uma foto assinada por Vânia Toledo.

O segundo disco de Preta Gil, Preta, saiu em 2005 e tinha sucessos como “Muito Perigoso”, “Eu e Você, Você e eu”. Em 2010, o seu terceiro disco, Noite Preta, fez enorme sucesso, e foi o mote para uma turnê que percorreu o Brasil por sete anos.

A partir do sucesso da turnê, Preta Gil criou o show “Baile da Preta”, que trazia um repertório bem diverso com diferentes ritmos brasileiros. A artista tornou-se um nome importante no Carnaval e chegou a ser madrinha de bateria da Mangueira em 2007. Em 2012, a artista lançou Sou como Sou, de hits como “Mulher Carioca” e “Relax”.

Como empresária, foi uma das sócias da agência Mynd, uma das maiores do país, com clientes como Luísa Sonza, Pabllo Vittar, entre dezenas de outros artistas e influenciadores.

Ao longo das últimas duas décadas, Preta Gil tornou-se um nome incontornável da cultura pop brasileira, com um carisma que a levou a fazer sucesso na TV, com participação em diferentes programas, como o Vai e Vem, na Globo e o TVZ, no Multishow. Também atuou como atriz, em novelas como Agora é Que São Elas (2003, Globo), Ti-Ti-Ti (2010, Globo), Caminhos do Coração (2007, Record) e Os Mutantes (2008, Record).

gilberto gil e sandra gadelha apresentam preta recem nascida
Gilberto Gil e Sandra Gadelha com Preta recém-nascida. (Foto: Reprodução/Instagram).

Bissexual assumida, Preta também foi uma voz ativa contra a homofobia, racismo e gordofoboia. Ela revelou sua intimidade no livro Os Primeiros 50 (Globo Livros), lançado em 2024.

Nascida no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Gosta.

Luta contra o câncer

Preta Gil lutava contra um câncer de intestino desde janeiro de 2023. Ela iniciou o tratamento com quimioterapia e radioterapia, além de uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024. O câncer, no entanto, voltou em outras regiões do corpo.

A artista viajou aos EUA para iniciar um tratamento com foco em terapias experimentais. Ela estava em Nova York e se preparava para viajar a Washington onde seria tratada em um centro médico especializado.

A artista deixa um filho, Francisco Gil, músico do trio Gilsons.