Lô Borges, um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, morreu neste domingo (02), aos 73 anos, informou a sua família em comunicado. Ele foi um dos integrantes do Clube da Esquina e autor de vários sucessos.
Nascido Salomão Borges Filho, Lô Borges estava internado no Hospital Unimed em Belo Horizonte desde o dia 17 de outubro devido a uma intoxicação medicamentosa. Segundo o boletim divulgado pela unidade de saúde, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Lô Borges foi um dos fundadores, ao lado do cantor e compositor Milton Nascimento, do movimento Clube da Esquina, que revolucionou a música nacional a partir dos anos 1970 e 1980.
O movimento, batizado em referência a um disco homônimo de 1972, fundia influências do rock, do jazz e da música psicodélica com a tradição da MPB e das mineiras, criando uma sonoridade atemporal e complexa.
Algumas canções de autoria de Lô Borges são “O Trem Azul”, “Um girassol da cor do seu cabelo”, “Tudo Que Você Podia Ser” e “Nada Será Como Antes”, em parceria com Milton Nascimento.
Ele teve músicas gravadas por Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, 14 Bis, Skank, Nando Reis, entre outros. [Com informações da Agência Pública]


