O renomado ator canadense Donald Sutherland faleceu ontem (20), aos 88 anos, em Miami, nos Estados Unidos. A notícia foi confirmada por seu filho, Kiefer Sutherland, também ator, através de uma declaração nas redes sociais.
“Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, fosse ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e não se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, escreveu Kiefer.
Donald Sutherland estava enfrentando complicações de uma doença prolongada, cuja natureza específica não foi divulgada.
Sutherland teve uma carreira notável e diversificada que se estendeu por mais de cinco décadas, acumulando mais de 200 filmes. Ele é mais conhecido por interpretar o Presidente Coriolanus Snow na franquia Jogos Vorazes. Outros papéis icônicos incluem Mr. Bennet em Orgulho e Preconceito (2005), além de participações em filmes como MAS*H (1970), Os Doze Condenados (1967), Inverno de Sangue em Veneza (1973), Cowboys do Espaço (2000), Uma Saída de Mestre (2003) e Cold Mountain (2003).
Ao longo de sua carreira, Sutherland foi amplamente reconhecido por suas atuações. Ele recebeu um Emmy de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Cidadão X (1995) e dois Globos de Ouro por Cidadão X e Bastidores de uma Guerra (2002). Em 2017, ele recebeu um Oscar Honorário em reconhecimento à sua contribuição para o cinema.
Donald Sutherland deixa sua esposa, Francine Racette, e cinco filhos: Kiefer, Rossif, Rachel, Angus e Roeg Sutherland, além de quatro netos. Seu falecimento marca o fim de uma era para um dos rostos mais marcantes de Hollywood, cujo talento e paixão pelo ofício inspiraram gerações de atores e cineastas.