Ícone da bossa nova, a cantora Astrud Gilberto morreu na noite dessa segunda-feira (5). O falecimento foi comunicado pela neta da artista, Sofia Gilberto, através de publicação no Instagram, na madrugada desta terça (6).
“Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto“, escreveu Sofia, que é filha do músico João Marcelo Gilberto e da produtora cultural Adriana Magalhães.
Na publicação, a garota também celebrou o legado da avó. “Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de ‘Garota de Ipanema‘ e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa.”
“Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud”, compartilhou na rede social.
Carreira
Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador em 1940, mas logo mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde passou grande parte da vida. Em 1959 se casou com o músico João Gilberto, de quem herdou o sobrenome.
Ela se apresentou ao lado do marido e de artistas como Nara Leão, Elza Soares, entre muitos outros nomes. No início dos anos 1960, já morando em Nova York, fez parte do álbum Getz/Gilberto, que João Gilberto gravou ao lado do saxofonista Stan Getz, com arranjos de Tom Jobim, um dos maiores clássicos da música pop mundial.
O disco ganhou o álbum do ano no Grammy, além de imortalizar Astrud no imaginário do mundo quando falamos em bossa nova. É desse disco o clássico “Garota de Ipanema” na sua versão em inglês (“The Girl From Ipanema”). Ela chegou a concorrer como artista revelação no Grammy em 1965, mas perdeu para ninguém menos que os Beatles.
O casamento de Astrud e João Gilberto chegou ao fim logo após o sucesso internacional, mas a artista continuou a carreira, com várias turnês internacionais.